sábado, 25 de junho de 2011

Os milagres do Espiritismo


Octávio Caúmo Serrano





Os milagres do Espiritismo

Octávio Caúmo Serrano

É comum, mais do que se pensa, provocarmos surpresa em certas pessoas pelo comportamento equilibrado que demonstramos em momentos de dificuldade. Muitas vezes, até de certa gravidade.
Diante da pergunta inevitável “como você consegue manter-se calmo e otimista com tantos problemas?”, respondemos que nossa força vem do Centro Espírita. Quando estamos fracos vamos ao centro e nos reabastecemos.

Para o leigo fica uma dúvida: como se processa esse reabastecimento?

A princípio as pessoas têm a idéia de que recebemos como que uma injeção de energia e calmante, que nos causa tal força e equilíbrio. É certo que os fluidos de um centro espírita dão-nos uma energização até maior do que um prato de comida. Mas é preciso considerar que nem todos conseguem captar essa força porque lhes falta disciplina mental, mérito e conhecimento da ajuda recebida. De nada adianta os espíritos saírem curando indiscriminadamente se nós, os maiores interessados, nem ficamos sabendo que fomos ajudados.

É preciso que expliquemos às pessoas que essa força que recebemos na Casa Espírita vem do conhecimento das Leis Divinas. À medida que nos informamos sobre os mecanismos que regem a vida, vamos aceitando que as Leis de Deus se cumpram em nós. A força que sentimos, e que acreditamos estar no Centro Espírita, é resultado do estudo e da incorporação do conhecimento para viver o cotidiano.
Diante do exposto, não se concebe um Centro Espírita sem reuniões de estudo. Não apenas a palestra pública que o freqüentador ouve sem compromisso, mas o estudo conjunto, interativo, discutido, quando nossas dúvidas são esclarecidas.

Todas as pessoas, os que se dizem espíritas, e também os que agora estão descobrindo o Espiritismo, por curiosidade ou levados por problemas pessoais, tenham em mente que só o estudo incessante e regular da Doutrina Espírita poderá dar-lhes a força que precisam para permanecer com coragem na árdua batalha destes dias convulsionados.

A conhecida mensagem da irmã Scheilla, “CULTURA DE GRAÇA”, refere-se ao Espiritismo como “INSTITUTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO GRATUITA”, que pode conduzir-nos, todos, sem exigência e sem pagamento, “do vale escuro da ignorância para os montes da luz”.
Esse é o verdadeiro milagre que o Espiritismo opera em nós!





Nenhum comentário:

Postar um comentário