quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Espiritismo e a Franco-Maçonaria


O Espiritismo e a Franco-Maçonaria

Escrito por Ir.'. Jefferson Severino

SOCIEDADE ESPÍRITA DE PARIS, 25 DE FEVEREIRO DE 1864

Allan Kardec - Revista Espírita, abril de 1864

Nota: Nesta sessão foram levados agradecimentos ao Espírito de Guttemberg, com o pedido de participar de nossas palestras, quando julgasse oportuno. Na mesma sessão, presentes vários dignitários estranhos da Ordem Maçônica, deram lugar a esta pergunta: Que concurso pode o Espiritismo encontrar na franco-maçonaria?
Várias dissertações foram obtidas sobre o assunto.

I

Senhor Presidente, agradeço o vosso amável convite. É a primeira vez que uma de minhas comunicações é lida na Sociedade Espírita de Paris e, espero, não será a última.

Talvez tenhais achado em minhas reflexões, um pouco longas sobre a imprensa, alguns pensamentos que não aprovais completamente; mas, refletindo sobre a dificuldade, que experimentamos, ao nos pormos em relação com os médiuns e utilizar as suas faculdades, tereis a bondade de passar de leve sobre certas expressões ou certas formas de linguagem , que nem sempre dominamos. Mais tarde a eletricidade fará a sua revolução mediunica, e com tudo será mudado na maneira de reproduzir o pensamento do Espírito, não mais encontrareis essas lacunas, por vezes lamentáveis, sobretudo quando as comunicações são lidas diante de estranhos.

Falastes de franco-maçonaria e tendes razão de esperar nela encontrar bons elementos. Que é o que se pede a todo maçom iniciado? Crer na imortalidade da alma, no Divino Arquiteto, ser benfeitor, devotado, sociável, digno e humilde. Ali se pratica a igualdade na mais larga escala. Há, pois, nessas sociedades uma afinidade com o Espiritismo de tal modo evidente que salta aos olhos.

A questão do Espiritismo foi posta em ordem do dia em várias lojas e eis o resultado: leram volumosos relatórios muito confusos a este respeito, mas não o estudaram a fundo, o que fez que nisto, com em muitas outras coisas, discutissem matéria que não conheciam, julgando por ouvir dizer, mais do que pela realidade. Contudo muitos maçons são espíritas e trabalham muito na propaganda desta crença. Todos escutam, e se o hábito diz não, a razão diz sim.

Esperai, então. Porque o tempo é um recrutado sem igual; por ele as impressões se modificam e, necessariamente, no vasto campo dos estados abertos nas lojas, o estudo espírita entrará como complemento; porque isto já está no ar. Riram, falaram; não riem mais: meditam.

Assim, então, tereis uma pepineira espírita nessas sociedades essencialmente liberais. Por elas entrareis plenamente neste segundo período, que deve preparar as vias prometidas. Os homens inteligentes da maçonaria vos bendirão por sua vez; pois a moral dos Espíritos dará um corpo a essa seita tão comprometida, tão temida, mas que tem feito mais bem do que se pensa.

Tudo tem um parto laborioso, uma afinidade misteriosa; e se isto existe para o que perturba as camadas sociais, é muito mais verdadeiro para o que conduz o progresso moral dos povos.

GUTTEMBERG. (Médium: Sr. LEYMARIE)

II

Meu caro irmão em doutrina (o Espírito se dirige a um dos franco-mações espíritas presentes), venho com felicidade responder ao benévolo apelo que fazes aos Espíritos que amaram e fundaram as instituições franco-maçônicas. Para cimentar essa instituição generosa, duas vezes derramei o meu sangue; duas vezes as praças públicas desta cidade ficaram tintas de sangue do pobre Jacques Molé. Caros irmãos, seria preciso dá-lo uma terceira vez? Direi, feliz: não. Já vos foi dito: Quanto mais sangue, mais despotismo e mais carrascos! Uma sociedade de irmãos, de amigos, de homens cheios de boa vontade, que só desejam uma coisa, conhecer a verdade para fazer o bem. Eu não me havia ainda comunicado nesta assembléia. Enquanto falastes de ciência espírita, de filosofia espírita, cedi o lugar aos Espíritos que são mais aptos a vos dar conselhos sobre esses vários pontos e esperava pacientemente, sabendo que chegaria a minha vez. Há tempo para tudo, como a um momento para cada um. Assim, creio que soou a hora e é o momento oportuno. Assim, posso vir dizer-vos a minha opinião tocante ao Espiritismo e a franco-maçonaria.

As instituições maçônicas foram para a sociedade um encaminhamento a felicidade. Numa época em que toda idéia liberal era considerada um crime, os homens necessitavam de uma força que, inteiramente submissa às leis, não fosse menos emancipada por suas crenças, por suas instituições e pela unidade de seu ensino. Nessa época a religião ainda era, não mãe consoladora, mas força despótica que, pela voz de seus ministros, ordenava, feria, fazia tudo curvar-se a sua vontade; era um assunto de pavor para quem quisesse, como livre pensador, agir e dar aos homens sofredores alguma coragem e ao infeliz, algum consolo moral. Unidos pelo coração, pela fortuna e pela caridade, nossos templos foram os únicos altares onde não criança podia esperar encontrar, mais tarde, um protetor, e o abandonado, amigos.

Vários séculos se passaram e cada um juntou algumas flores à coroa maçônica. Foram mártires, homens letrados, legisladores, que aumentaram a sua glória, tornando-se seus defensores e conservadores. No século dezenove o espiritismo vem, com seu facho luminoso, dar a mão aos comendadores, aos rosacruzes e com voz trovejante lhe diz: Vamos, meus irmãos; eu sou verdadeiramente a voz que se faz ouvir no Oriente e a qual o Ocidente responde: Glória, honra, vitória aos filhos dos homens! Ainda alguns dias, e o Espiritismo terá transposto o muro que separa a maioria da parede do templo dos segredos; e, nesse dia, a sociedade verá florescer no seu seio a mais bela flor espírita que, deixando suas pétalas caírem, dará uma semente regeneradora da verdadeira liberdade. O Espiritismo fez progressos, mas no dia em que tiver dado a mão a franco-maçonaria, todas as dificuldades estarão vencidas, todo obstáculo retirado, a verdade estará esclarecida e o maior progresso moral será realizado e terá transposto os primeiros degraus do trono, onde em breve deverá reinar. A vós, saudação fraterna e amizade.

Jacques de Molé (Médium: Srta. Bréguet)

III

Foi com grande encanto que participei das discussões deste centro tão profundamente espiritualista, e venho atraído por Guttemberg, como o fora outro dia por Jacquart.

A maior parte da dissertação do grande tipógrafo tratou da questão de um ponto de vista do tear e ele não viu principalmente nessa bela invenção senão o lado prático, material, utilitário. Alarguemos o debate e coloquemos a questão mais no alto.

Seria erro crer que a imprensa veio substituir a arquitetura, pois esta permanecerá para continuar seu papel historiógrafo, por meio de monumentos característicos, marcados pelo espírito de cada século, de cada geração, de cada revolução humanitária. Não, dizemos bem alto, a imprensa nada veio derrubar; veio para completar e, por sua obra especial, grande e emancipadora; chegou à sua hora, como todas as descobertas que nascem providencialmente aqui. Contemporâneo do monge que inventou a pólvora e que, por isso, transformou a velha arte das batalhas, Guttemberg trouxe uma nova alavanca à expressão das idéias. Não o esqueçamos: a imprensa não podia ter sua legítima razão de ser senão pela emancipação das massas e o desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Sem essa necessidade a satisfazer, sem esse alimento, esse maná espiritual a distribuir, longamente a imprensa ainda se teria debatido no vazio e não teria sido considerada senão um sonho de louco ou uma utopia sem alcance. Não é assim que foram tratados os primeiros inventores, melhor dito, os primeiros que descobriram e constataram as propriedades do vapor? Fazei Guttemberg nascer nas ilhas de Andaman e a imprensa aborta fatalmente.

Então a idéia: eis a alavanca primordial a considerar. Sem a idéia, sem o trabalho fecundo dos pensadores, dos filósofos, dos ideólogos e, mesmo, dos monges sonhadores da idade média, a imprensa teria ficado letra morta. Guttemberg pode, pois, acender mais uma vela em honra aos dialéticos da escola, que fizeram germinar a idéia e desbastar as inteligências. A idéia febril, que reveste uma forma plástica no cérebro humano, e ficará sempre o maior motor das descobertas e das invenções. Criar uma necessidade nova no meio das sociedades modernas é abrir um novo caminho a idéia perpetuamente inovadora; é impelir o homem inteligente à busca do que satisfaça essa nova necessidade da humanidade. Eis por que, por toda parte onde a idéia for soberana, onde for acolhida com respeito, enfim, onde os pensadores forem honrados, tem-se certeza do progresso para Deus.

A franco-maçonaria, contra a qual tanto gritaram, contra a qual a Igreja romana não teve bastante anátemas, e que, nem por isto, deixou de sobreviver, a franco-maçonaria abriu de par a par as portas de seus templos ao culto emancipador da idéia. Em seu seio todas as questões mais sérias foram levantadas e antes que o Espiritismo tivesse aparecido, os veneráveis e os grão-mestres sabiam e professavam que a alma é imortal e que os mundos visível e invisível se intercomunicam. É aí, nos santuários onde os profanos não são admitidos, que os Swedenborg, os Pasqualis, os Saint-Martin obtiveram resultados fulminantes; é aí, onde a grande Sofia, essa etérea inspiradora veio ensinar aos primogênitos da humanidade, os dogmas emancipadores onde 89 bebeu seus princípios fecundos e generosos é aí onde, antes dos vossos médiuns contemporâneos, precursores da vossa mediunidade, grandes desconhecidos, tinham evocado e feito aparecerem os sábios da antigüidade e dos primeiros séculos desta era; é aí ... Mas eu me detenho. O quadro restrito de vossas sessões, o tempo que se escoa, não me permitem alongar-me, como desejava, sobre esse assunto interessante. A ele voltaremos mais tarde. Tudo o que direi é que o Espiritismo encontrará no seio das lojas maçônicas numerosa falange compacta de crentes, não crentes efêmeros, mas sérios, resolutos e inabaláveis em sua fé.

O Espiritismo realiza todas as aspirações generosas e caridosas da franco-maçonaria; sanciona as que esta professa, dando provas irrecusáveis da imortalidade da alma; conduz a humanidade ao objetivo que se propõe: união, paz, fraternidade universal, pela fé em Deus e no futuro. Será que os Espíritas sinceros de todas as nações, cultos e classes não se olham como irmãos? Não há entre eles uma verdadeira franco-maçonaria, com a diferença que, em vez de secreta, é praticada abertamente? Homens esclarecidos, como os que possui, que põem suas luzes acima dos preconceitos de camarilhas e de castas, não podem ver com indiferença o movimento que essa nova doutrina, essencialmente emancipadora, produz no mundo. Repelir um elemento tão poderoso de progresso moral seria abjurar os seus princípios e pôr-se ao nível dos retrógrados. Não: tenho certeza, eles não deixarão desviar, pois vejo que, sob a nossa influência, vão por a mão sobre esse grave problema.

O Espiritismo é uma irresistível corrente de idéias, que deve ganhar todo o mundo. É questão de tempo. Ora, seria desconhecer o caráter da instituição maçônica, crer que esta concorde em se anular, representar um papel negativo em meio ao movimento que impele a humanidade para a frente; crer que ela apague o facho, como se temesse a luz. É bem entendido que aqui falo da alta franco-maçonaria e não dessas lojas feitas para a ilusão, onde mais se reunem para comer e beber, ou para rir das perplexidade que provas inocentes causam aos neófitos, do eu para discutir questões morais e filosóficos. Era mesmo preciso, para que a franco-maçonaria pudesse continuar sua larga missão sem entraves, que houve, de espaço a espaço, de raio em raio, de meridiano em meridiano, de templos fora do templo, de lugares profanos fora dos lugares sagrados, de falsos tabernáculos fora da arca. É nesses centros que os adeptos do Espiritismo tem tentado inutilmente se fazerem entendidos.j

Em breve a franco-maçonaria ensinou o dogma precursor do vosso e professado em segredo o que proclamais bem alto. Disse que voltarei sobre estes problemas, se os altos Espíritos que presidem os vossos trabalhos o permitirem. Esperando, afirmo, a doutrina espírita pode perfeitamente soldar-se a das grandes lojas do Oriente. Agora, glória ao Grande Arquiteto.

Um franco-maçon, VAUCANSON (Médium: Sr. D´AMBEL)

----- Original Message -----
From: Ir.'. Jefferson Severino
17/08/2.005

Se Perguntarem: QUANTOS SOIS VÓS? Respondereis: SOMOS UM SÓ.

Grupo e Portal Maçônico Internacional MESTRE-MAESTRO
MAÇONARIA DO BRASIL: PELA SOBERANIA DE NOSSA PÁTRIA
visite: www.mestremaestro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário