quinta-feira, 29 de outubro de 2020

 

O livro dos espíritos (Introdução, it. 17) esclarece que:

 “[...] a verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram e nos conhecimentos que esse ensino comporta, que são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo que não seja por um estudo perseverante feito no silêncio e no recolhimento”.

A construção do conhecimento no ESDE deve ser autodirigida, sendo facilitado pelo incentivo a leituras individuais complementares, além dos estudos realizados no grupo.

Há várias maneiras de incentivar o estudo individual. A experiência revela que o adulto, por característica de auto direção e capacidade de autodidatismo, resiste a todo tipo de imposição. Portanto, incentivar a leitura e a pesquisa é mais eficaz que impor e cobrar leitura de bibliografia. Por exemplo, sugerir, a título de incentivo, que dois ou mais integrantes do grupo preparem o próximo roteiro ou que todos pesquisem, durante a semana, sobre o tema que será estudado no próximo encontro, como subsídio para o aprofundamento.

O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vêm habitar, os bons predominarem, porque, então, farão que aí reinem o amor e a justiça, fonte do bem e da felicidade (KARDEC, 2013b, q. 1019).

A fraternidade será a pedra angular da nova ordem social [...](KARDEC, 2013a, cap. XVIII, it.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário