domingo, 25 de outubro de 2009

Onde Está o Respeito?

Tenho notado que o ser humano, com toda sua evolução e sua inteligência que o destaca no reino animal, ainda deixa a desejar em muitos aspectos, principalmente no quesito “respeito”.

E sem o respeito ao próximo, causa o chamado efeito dominó, pois sem o respeito, a fraternidade, a solidariedade, e mesmo as amizades, tornam-se apenas atos simbólicos, em sua maioria das vezes com motivos egoístas de se auto-promover.


Vejo principalmente o desrespeito ao idoso, onde tons irônicos, descaso, e mesmo falta de solidariedade são evidentes.

Muitos esquecem que os idosos possuem muita sabedoria acumuladas na vivência diária, e nos ensinamentos que a vida lhes proporciona. Em todos os dias que passam, em cada semana, a cada mês e a cada ano, a experiência aumenta com a mesma intensidade que aumentam seus cabelos brancos. A cada fio branco que surge é mais uma lição adquirida. O ser humano envelhece apesar do instinto de conservação, mas o espírito continua jovem.

Muitos filhos e parentes abandonam seus idosos em asilos de mendicidade, creches e sanatórios.
Claro... Existem casos e casos, onde muitas vezes doenças, e problemas físicos ou mentais, tornam o cuidado da família obsoleto, e existe a real necessidade de internação... Mas... Onde esta o respeito?


Não devemos abandonar nossos idosos a própria sorte; Visitar, dar um abraço, uma palavra de carinho, muitas vezes renova por completo o animo e conquista um belo sorriso desses que por vezes se sentem abandonados.

“[...]a maturidade onde se pressupõe o equilíbrio físico e emocional no vigor e a energia que esplendem. O Espírito se exteriorizaria aí em toda solidez, firmeza, precisão e desenvolvimento.


A segurança, a justeza, a reflexão dão real colorido as propostas e decisões "Se realmente a idade madura é menos primaveril que a adolescência; se as flores decaíram do seu colorido e perfume, os frutos igualando-se aos frutos de uma árvore começam a aparecer na extremidade da alma pois é a idade madura, por excelência, o período da plenitude; é o rio que corre a toda força e espalha pela campina a riqueza e a fecundidade". ( Léon Denis O Grande Enigma, XV )


"(...) É justo que os filhos cooperem com os pais, embora saibamos que os mais jovens de hoje serão os mais velhos de amanhã tanto quanto os maduros de agora, desempenharão, muito em breve o papel de jovens no futuro. Tudo é seqüência na Lei". (Emmanuel - Reformador julho/76 - 22/4/51)

No entendimento espírita não há lugar para que uma idade seja mais importante que outra, não havendo assim desajustamentos e conflitos.


Pois é...
Marcos Paterra (foto)

Um comentário:

  1. É ... os cabelos grisalhos mostram que nossos velhinhos são as verdadeiras testemunhas do tempo !
    Parabéns pela bela reflexão !
    Grande abraço !
    Angela Paterra - RJ

    ResponderExcluir