sábado, 17 de outubro de 2009

Você conhece Allan Kardec?

1) Quem foi Allan Kardec?

— Allan kardec, pseudônimo de Hippolyte-Léon Denizard Rivail, descendente de antiga família lionesa, cujos antepassados haviam muito se destacado na magistratura e na advocacia, foi o codificador da Doutrina dos Espíritos. Hippolyte-Léon Denizard Rivail nasceu no dia 3 de outubro de 1804; Allan Kardec, no dia 18/04/1857, quando do lançamento de O Livro dos Espíritos.

2) Quem era a esposa de Allan Kardec?

Amélie-Gabrielle Boudet, nascida em 1795, foi professora primária e também de Letras e Belas Artes, trazendo de encarnações passadas a tendência inata, por assim dizer, para a poesia e o desenho. Culta e inteligente, chegou a dar à luz três obras, assim nomeadas: "Contos Primaveris", 1825; "Noções de Desenho", 1826; "O Essencial em Belas Artes", 1828. Na obra, tornou-se ela a sua secretária.

3) O que se entende por Codificação Espírita ou Kardequiana?

A Codificação Espírita ou Kardequiana, chamada muitas vezes de Pentateuco Kardequiano, compõe-se dos livros: "O Livro dos Espíritos" (1857), "O Livro dos Médiuns" (1861), "O Evangelho Segundo o Espíritismo" (1864), "O Céu e o Inferno" (1865) e "A Gênese" (1868). A grande obra de Allan Kardec, porém, vai além destes livros básicos. Podemos acrescentar: "O que é o Espiritismo" (1859); "O Espiritismo em sua Expressão mais Simples" (1862); "Viagem Espírita" (1862); "Obras Póstumas" (1890); "Revista Espírita", jornal de estudos psicológicos, em fascículos mensais, redigidos e publicados pelo próprio Kardec. A coleção completa consta de 12 volumes, resultantes de 11 anos e quatro meses de trabalho intensivo. Foi editada pela primeira vez em 1.º de janeiro de 1858.

4) Qual a missão de Allan Kardec?

A missão de Allan Kardec foi trazer à luz os princípios superiores da fé raciocinada, sem contudo destruir, as escolas de fé, até agora existentes. É por esta razão que o Espírito Emmanuel, no livro Roteiro, diz que "O Espiritismo é, acima de tudo, o processo libertador das consciências, a fim de que a visão do homem alcance horizontes mais altos".

5) Como era a época de Allan Kardec?

A época de Allan Kardec diz respeito ao homem do século XIX, século de profundas e agitadas discussões filosóficas, século em que se hipertrofiou muito o espírito crítico. Por outro lado, Allan Kardec teve uma formação humana muito propensa ao raciocínio analítico, à controvérsia religiosa e filosófica.
O Positivismo de Augusto Comte e o Evolucionismo invadiram o pensamento da elites. Conseqüência: fora dos fenônemos objetivos, tudo era metafísica.

6) Em que meio se deu a Codificação?

O Espiritismo foi codificado na França, berço da civilização ocidental. Berço esse impregnado de doutrinas contrárias à velha fé, mas também indiferentes aos altos problemas de filosofia espiritualista. Como falar de reencarnação diante de tanto ceticismo e em meio a tantas divergências doutrinárias nos círculos intelectuais e, até certo ponto, na própria esfera religiosa?

7) O que influenciou Kardec?

O Humanismo, o Racionalismo e o Universalismo. Observe que havia mais preocupação com as idéias gerais do que propriamente com as técnicas, o conhecimento específico. "O Evangelho Segundo o Espiritismo" demonstrou isso. Tanto que Kardec teve o cuidado de selecionar os tópicos que dizem mais de perto ao amor ao próximo. A sua definição de fé é uma decorrência do Racionalismo. Ele diz: "Fé inabálavel é somente aquela que consegue enfrentar a razão,face a face, em todas as épocas de humanidade".

8) Em que pontos e até onde Kardec está desatualizado? O que podemos fazer para atualizá-lo?

Os que dizem que Kardec está desatualizado, não o dizem onde. A única coisa ressalvável é a sua linguagem restrita e compatível com o nível da época em que viveu. Exemplo: Kardec era obrigado a falar de fluido magnético porque naquele tempo não se conhecia o átomo. Dessa forma, tudo o que transcendia à matéria era considerado fluídico. Mesmo assim fez uma ressalva, dizendo que estava usando essa linguagem na falta de outra melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário