terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dr. Ferreira - precursor do Espiritismo em Sousa

Por Walter Sarmento




O Espiritismo aportou em Sousa no ano de 1932 com a chegada de José Rodrigues Ferreira Júnior - Dr. Ferreira - engenheiro civil, matemático, poeta e seguidor fiel de Jesus Cristo e de Allan Kardec.

O precursor da Doutrina Espírita em Sousa, dotado de grande cultura e membro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, nasceu no Brooklyn, Nova York, (N. Y. U.S.A.) Estados Unidos da América, em 7 de novembro de 1889, filho do prof. José Rodrigues Ferreira (cônsul do Brasil em Nova Iorque ) e da Sra. Lydia Fausto Ferreira. Desencarnou em 10 de outubro de 1952 na Fazenda Acauã, de sua propriedade, hoje município de Aparecida-PB, a 400 km da capital paraibana.

Do casamento com Martha Richard Rodrigues Ferreira, desencarnada em 1928, nasceram Lídia Ferreira Loureiro, Mariana Ferreira de Menezes, Paulo Rodrigues Ferreira e Newton Rodrigues Ferreira.

Durante cerca de 25 anos, Dr. Ferreira e seus familiares dedicaram-se ao tratamento dos “loucos”, enfermos espirituais - tratados à época como animais e manietados, promovendo pela graça do Cristo e o concurso dos Espíritos bondosos curas e melhoras acentuadas.

Cidadão

Em 1916, o engenheiro civil foi nomeado auxiliar técnico da antiga Inspetoria Federal de Obras contra as Secas (hoje denominada DNOCS). Em 1927, foi exonerado, a pedido, do cargo de chefe do 2° Distrito da antiga IFOCS, sob alegações políticas de que o mesmo era amigo íntimo do Presidente da Paraíba, Dr. João Suassuna.

Caluniado e perseguido, conforme cita o relato do Dr. Rui Simões de Menezes (engenheiro agrônomo, em biografia do Dr. Ferreira, publicada em 1967, na cidade de Fortaleza – CE), abandona o serviço público e inicia sua dedicação à atividade privada, projetando a fábrica da Empresa Brasileira de Óleos Vegetais em Mossoró – RN e a Fazenda Acauã, hoje município de Aparecida - PB.

Na Fazenda Acauã, o empreendedor se destacou pelas atividades progressistas que imprimiu à lavoura irrigada, à criação de animais de alta linhagem, à industrialização de óleos vegetais, e, principalmente, uma atenção especial à educação dos empregados e de suas famílias.

Labor Espírita

O Espírita da Acauã era dotado de um elevado espírito cristão, expressando sempre princípios morais dos mais insignes, impressionando pela personalidade rara, simpática, culta, bondosa e inteligente. Estudioso profundo da Doutrina Espírita e observador exímio dos fundamentos Kardequianos, atendia a todos os irmãos com humildade, simplicidade e presteza, jamais revidando o desdém, a ignorância e o preconceito que, gratuitamente, eram dirigidos a sua pessoa por se apresentar como Espírita.

Em 1940, o grupo de espíritas de Sousa não contava um local determinado para estudar o Consolador Prometido, não obstante houvesse o encontro de estudos e de educação mediúnica na parte em que antes funcionava "a senzala" (local onde se alojavam os escravos) da Fazenda de propriedade do ex-funcionário público. Uma vez formalizado o grupo, foi definido o ambiente como "Centro Espírita Paulo de Tarso".

Sob a presidência do Dr. Ferreira, sua esposa e outros obreiros espíritas abnegados labutaram na Doutrina Espírita, tais como: Lídia Ferreira Loureiro, Mariana Ferreira, Amável Menezes de Sá, Ivo Cordeiro Cavalcante, Professor Virgílio Pinto, Silvio Timóteo de Sousa, Maria Morais e tantos outros irmãos.

Os doentes do espírito chegavam de todos os recantos do Sertão e após serem evangelizados e curados das enfermidades espirituais (em alguns casos em grau de expurgo pela matéria grosseira) retornavam aos seus lugarejos de origem. Muitos irmãos eram tratados em poucos dias, entretanto, outros reclamavam mais cuidados e chegavam a residir, por vezes, na Acauã por mais de dois anos. Tudo isso, sempre às expensas do Dr. Ferreira, que não exigia de ninguém pagamento material, salvo, o compromisso do curado, de que a partir de então, se comprometeria apenas com a prática da bondade, do amor e da caridade para com todos os irmãos de caminhada. “Lembre-se - afirmava na despedida - encontraste a liberdade, a verdade e a luz. Deus dá luz aos humildes e simples. Ide em paz".

No âmbito dos trabalhos mediúnicos, grande era a influência dos Espíritos bondosos a assistirem, em caráter permanente, com luzes de amor, paz e sabedoria, aos irmãos mais frágeis, ignorantes do bem e da caridade. Muitos espíritos encerravam no "Centro Espírita Paulo de Tarso", ambiente de paz celestial, sob a égide do Mestre Jesus, um ciclo de sofrimentos, vencidos pelo devotamento, pela generosidade e pela paciência dos obreiros menores do Espiritismo.

A Acauã do Apóstolo do Sertão expressava, na vivência espírita, o Evangelho de Jesus em sua pureza primitiva, sem a influência nefasta dos melindres egoísticos e vaidosos dos irmãos que descuidam da oração e da vigilância da própria consciência.

O pensamento do Precursor Espírita em Sousa era transformar a Fazenda Acauã num verdadeiro pronto-socorro espiritual, onde haveriam de socorrer os doentes do corpo e do espírito, sempre com Jesus.

O envoltório material do humilde servidor foi sepultado no Cemitério Público da cidade de Aparecida - PB e na lápide do túmulo está registrada a inscrição: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.” Allan Kardec.

Dr. Ferreira tornou-se um obstinado na prática do bem, do amor e da caridade. Um facho luminoso a clarear os caminhos do sertão paraibano.

Foto: Dr. Ferreira, em 1948, no Estado de São Paulo.



O Apóstolo do Sertão

No dia 14 de junho de 2008, foi lançado o vídeo - documentário “O Apóstolo do Sertão”.

O Documentário é o segundo trabalho do aparecidense Laércio Ferreira de Oliveira Filho e registra através de depoimentos de familiares, ex-funcionários, populares, irmãos de fé e escritores, a vida do engenheiro José Rodrigues Ferreira Júnior, o Espírita Dr. Ferreira, precursor do Espiritismo em Sousa.

Patrocinado pelo FIC – Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos do Governo do Estado da Paraíba, O Apóstolo do Sertão foi gravado nas cidades de Aparecida e Sousa na Paraíba e Fortaleza no Ceará e conta com depoimentos da filha D. Mariana Ferreira, das netas Ana Marta e Maria Celi (ambas nascidas na Fazenda Acauã), do escritor Ariano Suassuna, cujo pai foi sócio do Dr. Ferreira na Fazenda Acauã, do Presidente da Comunhão Espírita Cristã "A Casa do Caminho", Walter Sarmento de Sá Filho, além de ex-funcionários, ex-moradores e admiradores do Dr. Ferreira.

A trilha sonora do vídeo é de autoria de Edilberto Abrantes, cantada por Socorro Lira - uma das maiores vozes da música paraibana. A ficha técnica é composta por nomes reconhecidos no audiovisual brasileiro a exemplo de João Carlos Beltrão, que assina a fotografia, e Lúcio César, que assina o som direto e a edição. A produção é de J. França, assessorado por Leonardo Alves, Jocildo Mesquita e Nádia Rejane.

A solenidade de lançamento aconteceu no dia 14 de junho às 20h00 no Fina Flor Clube de Aparecida-PB.

Laércio Filho é historiador, produtor cultural, poeta e teatrólogo e participou de vários projetos culturais em todo o sertão e produziu um vídeo-documentário que percorreu todo o Brasil contando a história das novenas centenárias de São João Batista na Várzea do Cantinho, município de Aparecida – PB, patrocinado pelo Programa Revelando os Brasis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário