quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O CARÁTER CONTA

“Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro,
também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.”
Mahatma Gandhi


“O CARÁTER CONTA”

OS SEIS PILARES DO CARÁTER:

• SINCERIDADE
• RESPEITO
• RESPONSABILIDADE
• SENSO DE JUSTIÇA
• ZELO
• CIDADANIA

Joinville/SC  2009

Programa “O CARÁTER CONTA”

O programa “O Caráter Conta” surgiu nos Estados Unidos, com Michael Josephson, Professor de Direito da Universidade da Califórnia, que formou o “Josephson Institute”, buscando ajudar os educadores a trabalharem com crianças e jovens.

Visa fortificar as vidas dos nossos jovens com valores éticos chamados de os “Seis Pilares do Caráter”. Esses valores éticos transcendem raça, credos, políticas, sexo e condição social.

Inicialmente em Joinville, o Programa “O Caráter Conta” foi implantado, em 2004, em 20 escolas (municipais e estaduais), através de uma parceria entre IEPES – Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais, a Universidade Virginia Tech, a Organização Nãogovernamental Companheiros das Américas, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado da Educação, por intermédio da 23ª Gerência de Educação.

Hoje, após 5 anos, o Programa abrange 75 escolas estaduais e municipais na cidade de Joinville. No Brasil foi estendido para escolas públicas na cidade de Passos, MG e no Estado do Rio Grande do Norte.

A Universidade Virginia Tech a cada dois anos envia professores voluntários para verificar e avaliar as atividades em desenvolvimento nas escolas, que receberam formação específica do Programa. Ainda, através da pró-reitoria de Extensão, esta universidade aplica a metodologia 4-H – Head (cabeça), Hand (mãos), Heart (coração) e Health (saúde). Desta forma, anualmente, o IEPES é convidado para visitar as escolas e outras instituições que desenvolvem o programa nos Estados Unidos.

Inúmeras atividades são desenvolvidas para despertar nas crianças e jovens a consciência de que os Seis Pilares do Caráter: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e Cidadania são fundamentais para nortear suas vidas pessoais e para construir uma sociedade harmoniosa e feliz.

O Programa demonstra que um caráter firme é o resultado do compromisso de fazer a coisa certa, com consciência do que é certo e competência para tomar decisões éticas. Um caráter firme é capaz de resistir à tentação de colocar a popularidade, o bem estar e o conforto acima da ética, é conquistar o sucesso sem prejudicar sua integridade física e moral, bem como a do outro.

A vivência do Programa proporciona ao indivíduo um afloramento da sua coragem moral, começando com pequenos desafios. Fazer a coisa certa em pequenos assuntos dá confiança e experiência necessárias para enfrentar desafios maiores, quando vivenciados. O programa não deve se restringir dentro dos limites da escola.

Para que aja sucesso é essencial o envolvimento da comunidade.

O Programa “O Caráter Conta” é realizado em inúmeras escolas americanas e em alguns países da América Central e antiga Rússia. E também é desenvolvido em centros de detenção juvenil nos EUA.

Os Clubes Rotary de Joinville através de um programa institucional internacional denominado Matching Grant, demonstra seu total apoio ao trabalho que já vem sendo realizado e contribui com material a ser utilizado exclusivamente para atividades relacionadas com o programa “O Caráter Conta” nas escolas joinvilenses. No endereço eletrônico www.ocaraterconta.blogspot.com podem ser acompanhadas as atividades desenvolvidas pelas escolas públicas estaduais da cidade de Joinville.

Um programa educacional orientado para a ética/valores/caráter, com base na escola, tem por objetivo proporcionar atividades práticas em apoio à escola, pais, família e comunidade, sendo incorporadas a todas as áreas de estudo – matemática, história, ciências, artes, filosofia, português, etc; considerando fundamentação teórica única.

Este aprendizado deve estar presente nas práticas cotidianas, onde todos devem receber conhecimento sobre valores. Nós educadores somos exemplo para nossos alunos de que um caráter fortalecido valoriza atitudes de bom convívio.

Dentro do programa americano há a sigla T.E.A.M., que exemplifica o papel ético do professor como:

T – professor desenvolve, acrescenta;
E – reforça com elogios, cobra sem humilhar, sem preconceito;
A – advoga, promove o ideal do programa;
M – modelo, referência, demonstra ações corretas;

Não importa a etnia, classe social ou religião, estes valores devem ser preservados, para que a sociedade possa manter a família, a amizade, a dignidade, a ordem, a harmonia nos relacionamentos pessoais, as instituições, a educação, enfim, criar uma cultura de paz e de pessoas firmes no seu caráter.

Regras do pilar Sinceridade:



• Seja honesto.
• Não engane, não fraude, não roube.
• Seja confiável e faça mesmo o que disse que iria fazer.
• Tenha coragem para fazer o que é certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário