segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A ESCOLA TERRA

Nossa Terra

A ESCOLA TERRA

 
A finalidade de nossa existência na Terra é evoluir, aperfeiçoar os nossos conhecimentos e sentimentos, para tanto é necessário empenho, sobretudo, que cada um de nós realize o seu papel no auxilio para tornar a humanidade mais feliz.

A seguir, observaremos alguns tópicos tratados pelo italiano Ernesto Bozzano, no livro de sua autoria, “A alma nos animais”, onde desenvolve uma pesquisa sobre a sobrevivência da alma animal e qual a ligação especial que existe entre o homem e o animal.

O livro “Old Truth in a New Light”, de Lady Cathness, nos informa uma das melhores definições inteligíveis a respeito da natureza íntima dos processos evolutivos, quando nos define de forma lúcida e racional:


Le gaz se minéralise,
Le mineral se végétalise,
Le vegetal s’animalise,
L’animal s’humanise,
L’homme se divinise.

Traduzindo conforme o original acima seria:

O gás se mineraliza,
O mineral se vegetaliza,
O vegetal se animaliza,
O animal se humaniza,
O homem se diviniza.

Hoje, pelos conceitos de Lady Cathness, na qualidade de seres humanos somos e estamos, em verdade, no “top de linha” da criação de Deus. Atravessamos a escala evolutiva dos seres vivos, pois, através das várias etapas do progresso, atingimos a verdadeira causa da evolução, consubstanciada, alicerçada, na construção do interior cujo nome, denominou Kardec de Espírito.

Nós, aprendemos, com a Doutrina Espírita, por meio de um sistema racional e metódico, cientifico e experimental, gradativamente e lentamente, através de uma seria de etapas realizadas na transição em função de uma infinidade de existências vegetais, animais e humanas, consolidarmos a nossa evolução espiritual.

Grandes filósofos e pensadores hodiernos, homens da ciência, não espíritas, de diversos países, enfatizam com convicção por meio de experiências cientificas a sobrevivência da alma, como sendo a grande descoberta do século XXI.

O pobrezinho de Assis, Francisco de Assis, denota o conhecimento da lei de evolução quando, assim se expressou, com propriedade: “Todos os seres da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que auxiliemos aos animais, se necessitarem de ajuda. Toda criatura em desamparo tem o mesmo direito à proteção.”

Merece citação o conceito emitido pelo cientista alemão Wilhelm Von Humboldt(1767-1835), quando com determinação afirmou: “o grau de civilização de um povo se mede pela forma com a qual trata os animais”.

“Assim como o Cristo disse: “Não vim destruir a lei, porém cumpri-la”, também o Espiritismo diz: “Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução”. O Espiritismo nada ensina em contrario ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda a gente, o que foi dito apenas sob forma alegoria.”

A Doutrina Espírita faz ressurgir a mensagem cristã em bases claras e lúcidas, orientando como aplicá-las no dia-a-dia, sem a utilização de simbolismos ou metáforas.

As orientações espíritas ensinam que a pessoa que erra não deve ser julgada, mas amparada. Precisa receber o conforto necessário para saber superar as provações da vida.

As palavras de Jesus revelam que o Consolador tem como característica básica guiar os aprendizes no caminho da verdade. Não existirão mais simbolismos, nem rituais, nem interpretações pessoais, apenas o ensinamento puro da mensagem cristã.

Devemos considerar, entretanto, que a Doutrina Espírita não tem a pretensão do tudo saber, de ser dona da verdade, e nem veio ao mundo para substituir as outras crenças.

A missão do Consolador, que é a Doutrina dos Espíritos, tem que se verificar junto das almas e não ao lado das gloriosas efêmeras dos triunfos materiais.

A Verdade Suprema, contudo, está em Deus. Jesus reflete-a com autoridade, e sabedoria, enquanto os seres humanos a manifestam segundo o nível de evolução espiritual que possuem.

O Espiritismo realiza todas as condições do Consolador que Jesus prometeu. Não é uma doutrina individual, nem de concepção humana; ninguém pode dizer-se seu criador. É fruto do ensino coletivo dos Espíritos, ensino a que preside o Espírito de Verdade. Nada suprime do Evangelho: antes o completa e elucida.


Referências:

1. O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec.
2. As leis morais Rodolfo Calligaris.
3. O Consolador -espírito Emmanuel - Francisco Cândido Xavier.
4. O Livro dos Espíritos - Allan Kardec.
5. A alma nos Animais - Ernesto Bozzano.
6. A gênese - Allan Kardec.



Um comentário:

  1. A Doutrina Espírita mostra a verdade sobre a sobrevivência da alma e nos ajuda na verdadeira causa da evolução espiritual, indica os caminhos com atalhos e certamente poderemos auxiliar nossos irmãos para o outro renascimento.
    Um forte abraço à todos.

    ResponderExcluir