NATAL CONSUMISTA: ONDE ESTÁ JESUS?
Neste período do ano um verdadeiro frisson toma conta da sociedade, infelizmente, não para cultivar o clima de fraternidade em homenagem ao aniversariante do mês e sim, para a busca desenfreada do consumo. A idéia de que natal é compra de presente é vigorosamente cultivada, distanciando mais ainda o ser humano de uma visão relacionada com valores mais altos, valores espirituais, os que são perenes, ao contrário de tudo aquilo que pertence à matéria.
Onde está Jesus no Natal da grande maioria? Ainda bem que vem crescendo o número de pessoas que questionam o consumismo e tentam resgatar o objetivo do período: recordar o nascimento do Mestre dos Mestres e seus ensinamentos, priorizando a fraternidade. Vários movimentos surgem buscando a interação com a simplicidade dos primeiros tempos da grande mensagem. Grande corrente se faz, na época natalina, de apoio aos que mais padecem, socorrendo os mais fracos e marginalizados socialmente. Há quem critique as ações dessa natureza afirmando que quem tem fome sofre seus males nos outros períodos do ano. Estão com razão quanto ao fato da fome permanecer durante o restante do ano, no entanto, se equivocam quanto a não entender que o gesto nessa época também tem seu valor. Alem disso, também vem se desenvolvendo a construção de grupos que atuam durante todo o ano. O que precisamos é reforçar o trabalho de amparo aos mais desfavorecidos e clarear-lhes a mente, para que encontrem entendimento e caminho para o auto-respeito de que tanto necessitam.
Onde Jesus passaria sua noite de natal, senão junto dos que mais padecem ou enfatizando a fraternidade entre todos?! Reflitamos nisso.
Frederico Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário