terça-feira, 31 de julho de 2012

ESPÍRITO E VIDA

Joanna de Ãngelis.

ESPÍRITO E VIDA


Ainda hoje, no turbilhão da vida moderna, o Evangelho de Jesus é lição incomparável, veiculando em cada fasto o espírito da vida para a atormentada mente humana..

No momento mesmo em que para psicólogos respeitáveis teimam por negar a realidade insofismável do espírito imortal, tentando reduzi-lo a uma “força exteriorizadda pelo cérebro” e não por ele manifestada, confundindo, por preconceito científico a causa ao efeito ou este àquela, a palavra do Cristo atualizada por Allan Kardec na gigantesca epopéia do Pentateuco (*), tem caráter de urgência.

Até o instante da Codificação Espírita, embora os esforços titânicos de Erasmo e Lutero, tanto quanto de outros veneráveis cristãos, a mensagem evangélica esteve confundida na “letra que mata” e no dogmatismo ultramontano, sem conseguir atingir os altos objetivos a que se destinava, no inquieto panorama sócio-moral da Humanidade.

Com a Doutrina Espírita expressões nebulosas, revelações absurdas, fenômenos ditos milagrosos e ensinamentos que se demoravam na clausura do fantástico, adquiriram coerência graças às luzes da razão, que fulgem, desde então, clarificantes e consoladoras.

Espírito e vida.

Vida do espírito.

Espírito da vida.

Na mensagem evangélica examinada em espírito ressumbra a vida da lição atualizada e oportuna.

Com os instrumentos do bom-senso e da lógica adquiridos nos conceitos espiritistas, a vida do espírito se confirma em toda sua pujança, enquanto a Doutrina mesma desata o espírito da vida para os que jazem amortalhados no preconceito ou na ignorância desta ou daquela modalidade.

O modesto trabalho que hoje apresentamos, sem pretensão de espécie alguma, foi elaborado paulatina-mente e algumas das suas páginas agora refundidas e reestruturadas já apareceram, ao seu tempo, em letra de forma, na imprensa espírita, atendendo à diretriz para a qual foram escritas: consolar e esclarecer.

Utilizamo-nos de preciosos parágrafos da Codificação Kardequiana para os estudos do presente trabalho. Estas páginas agora enfeixadas em livro se destinam a oferecer lenitivo a muitas dores, consolo a diversas aflições e sugestões fraternas à luz do Evangelho e do Espiritismo a quem se encontra ante as encruzilhadas que, muitas vezes, surpreendem a todos nós, face às atitudes que devemos ou não tomar. (1)

Não guardamos no íntimo a fantasia de conseguir qualquer posição literária e não acarinhamos outro desejo senão aquele de apresentar os resultados da própria experiência haurida diversas vezes com lágrimas acerbas, na carne e fora dela.

E assim procedemos estimulada como estamos pela identificação da ânsia de Deus que treme em cérebros e corações atormentados, em todas as esferas da vida atual.

Não faz muito tempo e o filósofo inglês Tomás Hardy, exclamou, aflito: “O homem moderno perdeu o endereço de Deus”... Alguns anos depois, o físico alemão Alberto Einstein algo desanimado, escreveu:

“Vivemos num Universo em expansão. Toda conquista, no entanto, tem levado o homem quase sempre à dissolução”...

Nosso despretencioso trabalho não pretende apresentar um novo “endereço de Deus”, antes pelo contrário, afirmar aquela direção multimilenária:

“Fazer a outrem o que se deseja que outrem lhe faça”, equivalente ao amor com que sempre e incessantemente Jesus nos tem amado.

Não conservamos a presunção de estancar, com estas páginas, o caudal da “dissolução” dos costumes em voga, mas sim mantemos a esperança de estimular os espíritos valorosos que, em luta renhida contra as manifestações inferiores, se esforçam para prosseguirem intimoratos pela senda do bem, por sabermos que o bem é bom para quem o pratica, como a verdade é luz para quem a conduz, iluminando primeiro aquele que com ela se identifica.

Enquanto as indústrias da guerra derramam o morticínio em massa e “a psicose da ansiedade”, desse estado resultante, destrói em escala igual à do câncer, Jesus hoje como ontem acalma, harmoniza, pacifica.

Seu Evangelho é rota, seus exemplos são sustentação e diretriz.

Atraidos por Sua voz à Seara da vida, trabalhadores que nos candidatamos “à última hora” ao serviço na Vinha do Amor, rumemos confiantes, renovando-nos interiormente, exemplificando em espírito e vida, a excelência da revelação que chega “à hora predita”, e aceitemos os instrumentos para arrebentar as cruéis algemas do “eu” a que nos encontramos milenarmente atados.

Agradecendo ao Senhor os júbilos do dever cumprido como serva que “dá conta da sua administração”, trabalhadora imperfeita que reconhecemos ser, suplicamos suas dadivosas bênçãos para todos nós que necessitamos do seu inefável amor.

Joanna de Ãngelis.

(Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, na sessão da noite de 2/7/ 1966, no Centro Espírita “Caminho da Redenção”, em Salvador, Bahia).


(*)Pentateuco kardequiano: “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”.
(1) Usamos para cada Obra consultada as suas letras iniciais. Por exemplo: “O Livro dos Espíritos” — O LIVRO DOS ESPÍRITOS; “O Livro dos Médiuns” — O LIVRO DOS MÉDIUNS etc., com os respectivos Capítulos e Itens donde extraimos o ensino.

As Obras consultadas foram editadas pela F. E. B., respectivamente:
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 29ª edição; O LIVRO DOS MÉDIUNS 28ª edição; O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 52ª edição; O CÉU E O INFERNO 19ª edição; A GÊNESE 14ª edição. (Notas da Autora espiritual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário