quarta-feira, 4 de julho de 2012

ALERTA : SEGUIDORES ESPIRITAS ESTÃO ENVELHECENDO

 

ALERTA : SEGUIDORES ESPIRITAS ESTÃO ENVELHECENDO



Sei que parece estranho o título desta postagem mas ao explicar voces entenderão porque fiz o chamado de alerta. Na verdade, a questão se refere ao último censo IBGE divulgado, se não me engano, ontem ou antes de ontem. Após doze anos( o último censo havia ocorrido em 2000), a pesquisa IBGE constatou, em termos de seguidores de religiões, que o catolicismo encolheu em números absolutos, conquanto continue a ser maioria no país ( 64% ); os evangélicos cresceram para algo em torno de 22%, movimento este já detectado há cerca de tres décadas. Agora, o que nos toca mais diretamente: os seguidores do espiritismo tambem vem crescendo, óbvia detecção, para algo em torno de quase quatro milhões de seguidores, ainda segundo o IBGE. Acho até que é mais. Todos os demais números já percebidos em outras amostragens permaneceram em destaque em relação aos espiritas: maior escolaridade e melhor condição sócio econômica. Os espiritas cresceram mais no sul e sudeste, sendo que em São Paulo já chegam a cerca de 10 % da população. Até aí, tudo bem (?). Vamos ao que preocupa.

Segundo o levantamento estatistico, os espiritas formam o grupo religioso que mais envelheceu, apresentando uma idade média de 37 anos. Os evangélicos apresentam a idade mais jovem, mostrando que é a religião que rejuvenesce, atingindo um maior número de jovens. Isso significa uma perspectiva de maior crescimento e oxigenação de seu grupo. Ora, não sou daqueles que se preocupam com questão númerica. O espiritismo não é doutrina de contagem de seguidores. Alem do mais, por não ser religião formal, objetiva e tem como processo, influenciar outros seguimentos para que as leis naturais que ele tem como princípio sejam absorvidas pelas demais religiões. É este o significado do que vai ocorrer no futuro. A questão que levanto diz respeito à como estamos nós, os espiritas, nos desincubindo da tarefa. Por que a juventude não está sendo alcançada, pelo menos que podería, por essa mensagem eloquente, dinâmica, aberta, sem "peias", que conhecemos tão bem? Não creio que a resposta seja, simplesmente, que os jovens não estão maduros o suficiente para entender a mensagem espirita. E não creio por uma reflexão que faço: ao contrário do final do século 19 até metade do século XX, de algumas décadas para os dias de hoje, houve um aumento da chamada média de maturidade, ou seja, um maior número de espiritos reencarnados já trazem as condições mínimas para o entendimento, principalmente as gerações mais recentes. Basta verificar a enorme quantidade de jovens que creem na imortalidade, na reencarnação, na mediunidade ou admira o espiritismo mas não adere a ele. Isso tambem se reflete em outros estratos cronológicos. Não estaria a resposta em outras variantes ?

Essa pesquisa do IBGE "bate" com o que tínhamos detectados na década de noventa e que vínhamos tratando com várias lideranças espiritas. Ao contrário da década de setenta e oitenta, particularmente no nordeste, assistimos nos ultimos anos um arrefecimento de ânimo dos jovens quanto a se inserir no espiritismo. A evangelização infantil até que corresponde. Salas cheias. Muitas crianças. Quando atingem a idade da adolescencia, não mais permanecem e, até, em alguns casos, passam a fazer parte de outras denominações. Como coloquei acima, isso não é o problema. É bom verificar que os jovens estão seguindo a Jesus em outros seguimentos. O que me move é contribuir para identificarmos onde está o nó da questão. Onde podemos não estar sendo eficiente o suficiente para apresentar uma maior consistencia junto aos jovens.

Percebemos, ainda, que nos últimos cinco anos, houve uma melhora nessa questão. Alguns centros espiritas voltaram a ter seu grupo de jovens e apresentam um maior dinamismo. Os debates e congressos que foram feitos, parece, vem surtindo algum efeito. Pedagogos modernos vem aperfeiçoando os planos de aulas e abrimos mais a questão das temáticas para que os jovens tenham acesso à visão espirita dos problemas atuais, afinal, o espiritismo dialoga com a vida, de maneira atraente e profunda. Como os jovens gostam.

A pesquisa governamental captou uma situação que alguns companheiros de ideal já haviam detectados. E é importante conversarmos à respeito. Vasculharmos as entranhas de nossas instituições e, descobrindo elementos que possam estar contribuindo para esse hiato entre infância e juventude, trabalharmos para que isto seja superado.

A mudança do planeta se fará conforme o planejado. Já abordamos aqui que as grandes verdades estão chegando à humanidade fora do próprio movimento espirita. Só que, um movimento espirita dinâmico, eficiente, sereno e produtivo, tambem junto à juventude, dará uma contribuição considerável para uma aceleração do processo de mudança. Afinal, se essa é a tarefa que nos cabe, é bom e saudável que nos desincumbamos dela da melhor maneira possível, não é verdade ?
Frederico Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário