quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dias de Dor



Dias de Dor
Vislumbramos, atônitos, pasmos, o desenrolar das investidas das trevas, os intermináveis crimes que ferem as almas dotadas do mais puro amor e devotamento
Observamos alguns jovens
Na história do espiritismo contam-se almas dotadas do mais puro amor e devotamento e cujo apostolado foi marcado não apenas por trabalhos notáveis, no terreno literário, mas por uma exemplificação vivencial extraordinária, por um espírito de propaganda inusitadamente ativo e eficiente.
Um povo sem instrução traz em sua aura o caráter de um povo nômade, prejudicial a si próprio e aos demais povos com quem estabelece relações.
Precisamos de Paz, mas a paz não virá pela força das armas; só nascerá da convicção de que a paz é o elemento basilar para todos os grandes empreendimentos.
Precisamos de Fraternidade, mas esta não se fará por imposição de uma ou de outra facção, deste ou daquele partido guindado ao Poder, mas sim por meio de um ensino doutrinário suasivo, lógico, claro, racional, com direito a todos de livre-exame e de aceitação espontânea deste ou daquele princípio.
Moral Cristã que prescreve o amor do próximo com os complementos de — “faze ao teu semelhante o que queres que ele te faça, e não faze o que queres que ele não te faça”.
Foram as maiorias que envenenaram Sócrates, humilharam Galileu, e condenaram a Cristo.
Todos os novos descobrimentos, todas as verdades novas sofreram o batismo de repúdio das grandes maiorias, que caluniaram e mataram seus descobridores.
Nas grandes maiorias é que prevalece a ignorância. Haja vistas no nosso País, no qual o analfabetismo atinge ao respeitável número da sua população!
É preciso que haja instrução e que a instrução não se limite à alfabetização, mas que ela tenha o poder de espiritualizar o homem, porque só a Espiritualidade nos aproxima de Deus.
“Fé inabalável só o é a que pode encarar, frente a frente, a razão, em todas as épocas da humanidade”. Contida no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIX, item 7.
Pedimos que te reportes especialmente à escala espírita que demos no segundo número da Revista e que nos digas a que ordem pertencem os Espíritos encarnados em Júpiter.
R: Todos bons, todos superiores. Por vezes o bem desce até o mal; entretanto, o mal jamais se mistura com o bem.

60. Os habitantes formam diferentes povos como aqui na Terra?
R: Sim: mas todos unidos entre si pelos laços do amor.

Se o povo mais adiantado da Terra fosse transportado para Júpiter, que posição ocuparia?
R: A que entre vós é ocupada pelos macacos.

68. Lá os povos se regem por leis?
R: Sim.

69. Há leis penais?
R: Não há mais crimes.

70. Quem faz as leis?
R: Deus as fez.
Há várias religiões?
R: Não. Todos professam o bem e todos adoram um só Deus.

82. Há templos e um culto?
R: Por templo há o coração do homem; por culto, o bem que ele faz.

Revista Espírita, Abril de 1858, Por Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário