segunda-feira, 30 de abril de 2012


Atitude mental na vida diária
O professor José Herculano Pires elaborou um interessante roteiro para que nos conduzamos, no dia-a-dia, de uma forma equilibrada:
1. Ao acordar, diga a si mesmo: Deus me concede mais um dia de experiências e aprendizado. É fazendo que se aprende. Vou aproveitá-lo. (Repita isso várias vezes, procurando manter essas palavras na memória.)
2. Ligue-se a pensamentos bons e alegres. Repila as más idéias. Compreenda que você nasceu para ser bom e normal. As más idéias e as más tendências existem para você vencê-las, nunca para se entregar.
3. Mude a maneira de encarar os semelhantes. Na essência somos todos iguais. Se alguém está irritado, não entre em sua irritação. Trate-o com bondade. Ajude-o que também será ajudado.
4. Vigie seus sentimentos, pensamentos e palavras nas relações com os outros. O que damos recebemos de volta.
5. Não se considere vítima. Você pode estar sendo o algoz sem perceber. Pense nisso constantemente para melhorar suas relações com os outros. Viver é permutar. Examine o que você troca com os outros.
6. Ao sentir-se abatido, não entre nesse astral. É difícil sair dele. Lembre-se de que seus males são passageiros, mas se você os alimentar eles durarão. É você que sustenta seus males. Cuidado com isso!
7. Freqüente a instituição com que se sintoniza. Não fique pulando de uma para outra. Quem não tem constância nada consegue.
8. Se você ouve vozes, não dê atenção. Reflita simplesmente: Não tenho tempo a perder.
9. Se você tem visões, sente toques ou arrepios, não dê atenção, nem se assuste com esses efeitos físicos. Leia diariamente, de manhã e à noite, ao deitar-se, um trecho de “O Evangelho segundo o Espiritismo” e medite sobre o que leu. Abra o livro ao acaso. Neutralize influências negativas com o poder de sua vontade.
10. Reformule o conceito de si mesmo. Você não é um pobrezinho abandonado no mundo. Os próprios vermes são protegidos por leis naturais. Estabeleça pouco a pouco o controle de si mesmo, com paciência e confiança. Você não depende dos outros. Depende de sua mente. Mantenha-a arejada.
11. Estude as obras de Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário