domingo, 26 de dezembro de 2010

Comemoramos o Natal: cadê o aniversariante?

Foto de Bernardo Antonio (óculos escuros) 
voluntário do "Natal Diferente", em Sousa (PB).

Comemoramos o Natal: cadê o aniversariante?
Texto de Bernardo Antonio

É certo que inexiste precisão quanto à data do nascimento de Jesus Cristo, entretanto, não há razão para recusarmos a convenção firmada a esse respeito, até porque pouca coisa acrescentaria uma discussão nesse sentido.

O que importa saber é como estamos comemorando o Natal do Messias. Será que nós celebramos corretamente o aniversário de nascimento do Cristo? Será que não temos desvirtuado o caráter da festa? Será que não estaria havendo uma inversão de valores? Será que não estamos substituindo o protagonista do evento? Todas estas questões merecem uma profunda reflexão, no íntimo de cada ser, proporcionando em cada criatura a idéia exata de como temos nos portado diante do Natal e o quanto necessitamos operar mudanças.

Um aniversário sem a presença do aniversariante é o que temos assistido sistematicamente em grande parte das comemorações natalinas. O pior de tudo é que parece não ser dado lugar a Ele nesta festa. Símbolos das mais variadas ordens ocupam todo o espaço, contagiam as pessoas que mergulham em um mar de ilusões, restando quase sempre esquecido o verdadeiro significado da comemoração.

Qual será o motivo de todo esse mecanismo indiferente ao real sentido da festa? A resposta não parece ser difícil e pode resultar de uma outra pergunta. Será que Jesus Cristo já nasceu para nós? Não me reporto ao seu nascimento físico, mas ao seu nascimento espiritual dentro dos nossos corações, permitindo-nos a compreensão de sua mensagem de luz, rompendo com a ignorância na qual estamos envolvidos, substituindo o egoísmo pela caridade, transformando-nos efetivamente no “homem novo”.

Certamente, quando os seres aceitarem o nascimento do Cristo, na sua verdadeira acepção, a cada novo dia iremos celebrar o seu advento, comemorar o seu aniversário e ao mesmo tempo o nosso, pois que o nascimento espiritual do Cristo em cada um de nós representa também o nosso próprio nascimento.

Aproveitemos o magnetismo deste momento para uma reflexão segura, com consciência da nossa imperfeição e da necessidade da reforma íntima, trazendo para o coração os ensinamentos morais do Cristo, atentando para o que Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e vida”.
Parabéns aos aniversariantes.

Nascimento do Mestre e Senhor Jesus.




Um comentário:

  1. Queridos irmãos, foi uma surpresa,em ver nossas fotos da confraternização.Ficaram ótimas.Estou bem distantes de vocês, mas pertinho do coração.estou no estado do Pará ,curtindo meus netinhos.E para vocês nesta entrada de ano as alegrias se renovam, os sonhos se façam presentes e as nossas amizades se fortaleçam.Agradeço aos céus pela oportunidade de viver entre vocês, pessoas de fé, cuja a amizade são frutos de um bom relacionamento onde o respeito me assegura afirmar ter vocês como irmãos de fé.Para todos um 2011 de sucesso.um abraço para todos.Dona Luiza.

    ResponderExcluir