sexta-feira, 19 de março de 2010

O homem jamais caminhará sem a presença de Deus.

"O esforço pela divulgação de um Espiritismo positivista na França, dá a ideia de uma doutrina fria, ressecada dos princípios morais, que nada tem a ver com o ideal de Kardec.

Alguns tentam transformar suas obras com interpretações errôneas, dizendo-as místicas e voltadas às ideias católicas.
Mas isso é pura falsidade. O mestre lionês poupou o cristianismo e não o catolicismo. Manteve ele a moral evangélica, não só religiosa, pertencente a um povo, a uma raça. Não é só isso. Ele quis valorizar a moral superior, aquela que é eterna, que reconstrói todas as sociedades terrenas como as sociedades existentes no espaço.”

“Artesão do seu próprio futuro, o homem continua sua evolução por meio de numerosas existências, na superfície dos mundos, elevando-se gradualmente em direção a um infinito de grandeza, de potência, de beleza...


É nosso dever chamar a atenção dos poderes públicos para a importância de tais elementos do ponto de vista da educação nacional, a fim de proporcionar aos nossos filhos um conhecimento mais preciso das leis da vida, de lhes inspirar mais confiança no destino; de melhor armá-los para
as lutas morais e a conquista do futuro.

Enquanto as universidades ensinam tantos sistemas filosóficos criados pelo pensamento do homem, poder-se-ia considerar, como desprezíveis, ensinamentos dispensados pelas altas inteligências do espaço. Pertence aos poderes públicos regenerar o ensino universitário por essa noção das existências sucessivas da alma, por meio das quais o progresso continua e a justiça encontra sua realização.”

“Quis deixar bem claro, com essa obra, que sendo o Cristo a voz da humanidade em comunicação com Deus, como o Espiritismo poderia ser indiferente a esses sublimes ensinamentos?
Como falar sobre o Cristianismo sem mencionar os dogmas da Igreja? Isso seria impossível.
É necessário esclarecer o povo sobre os pontos que dão origem à obscuridade da chamada “religião-mater”.

Não pretendo, também, dizer que esse livro seja uma obra “apologética”, isto é o estudo da religião com o único objetivo que venha restabelecer os argumentos históricos e racionais, como o fato da revelação cristã. Só pretendo,continuava Léon, lançar a claridade num estudo tão sério e de tanta necessidade, para os que têm fé saberem como ela poderá ser alcançada e quais os verdadeiros fins.A Doutrina de Jesus é aquela encontrada nos Evangelhos e nas Epístolas; é a Doutrina que ensina a liberdade espiritual.”

“O Espiritismo hoje, caros senhores, não pertence só aos pobres, como muitos diziam há tempos atrás e nem só aos analfabetos. Hoje ele está presente entre os cientistas, os intelectuais, que preferem a obscuridade por não quererem dar, ainda, seus testemunhos de crença, mas a doutrina já está fazendo parte dos sábios e dos universitários, dos políticos e dos administradores, pois todos querem comprovar a realidade das comunicações com o Além.
O Espiritismo ajudará a transformar a ciência e irá provocar mudanças nas religiões, para que elas saiam da letargia e caminhem para uma evolução mais humana de uns para com os outros, procurando o mesmo ideal de compreender a vida eterna e o ser infinito, que é Deus.
O homem jamais caminhará sem a presença de Deus.”

“Certo é que a ciência será obrigada a uma revisão completa de seus conceitos, segundo a parte relacionada aos fenômenos mediúnicos com base a religião, que a Doutrina Espírita tão bem explica.”

Léon Denis
Foto: Percíncula proferindo a prece de encerramento da palestra do dia 12.03.2010., no auditório da Faculdade de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário