sábado, 30 de outubro de 2010

O EXEMPLO DO CRISTO

Jesus falando à multidão.

O EXEMPLO DO CRISTO



Sem nos referirmos, porém, aos problemas da política transitória do mundo, lembremos, ainda, que a lição do Cristo ficou para sempre na Terra, como o tesouro de todos os infortunados e de todos os desvalidos.

Sua palavra construiu a fé nas almas humanas, fazendo-lhes entrever os seus gloriosos destinos. Haja necessidade e tornaremos a ver a crença e a esperança reunindo-se em novas catacumbas romanas, para reerguerem o sentido cristão da civilização da Humanidade.

É, muitas vezes, nos corações humildes e aflitos que vamos encontrar a divina palavra cantando o hino maravilhoso dos bemaventurados.

E, para fechar este capítulo, lembrando a influência do Divino Mestre em todos os corações sofredores da Terra, recordemos o episódio do monge de Manilha, que, acusado de tramar a liberdade de sua pátria contra o jugo dos espanhóis, é condenado à morte e conduzido ao cadafalso.
No instante do suplício, soluça desesperadamente o mísero condenado -

"Como, pois, será possível que eu morra assim inocente?

Onde está a justiça? Que fiz eu para merecer tão horrendo suplício?"

Mas um companheiro corre ao seu encontro e murmura-lhe aos ouvidos:

- "Jesus também era inocente!..."

Passa, então, pelos olhos da vítima, um clarão de misteriosa beleza.

Secam-se as lágrimas e a serenidade lhe volta ao semblante macerado, e, quando o carrasco lhe pede perdão, antes de apertar o parafuso sinistro, ei-lo que responde resignado:

- "Meu filho, não só te perdôo como ainda te peço cumpras o teu dever."



Emmanuel
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
A Caminho da Luz
FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário