sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ética profissional no Espiritismo


Ética profissional no Espiritismo


Quando se fala em ética o mais comum é pensar nos segredos guardados pelo psicólogo de seu paciente ou de um advogado que conhece, mas não divulga  as verdades sobre quem defende.

Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Seria a ação "reguladora" da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão.

No espiritismo, principalmente na área da divulgação e informação, ética parece não ser pratica  de alguns profissionais.

Devido a diversidade de  crenças moldadas em nosso movimento, muitos divulgadores confundem  divulgação com manipulação, dando conotação pessoal em seus artigos, e por vezes elaborando criticas destrutivas  devido suas crenças particulares.

Não é novidade que por vezes alguns jornais ou blog, que deveriam noticiar/divulgar sobre o espiritismo com imparcialidade, usa de ma fé, valendo-se  de informações conflitantes ou editadas, tentam persuadir  os leitores a seguirem suas recomendações... recomendações essas que podem desde a incentivar  seus leitores a não ir á determinado evento, até  usar de nomes pejorativos para difamar uma ou mais  pessoas.

E nessa questão, vem a pergunta: Onde esta a ética?

Esta nos bons profissionais que atuam no mercado, que mesmo em meio  a esses anti-éticos  permanecem comprido arduamente e imparcialmente seu papel.

"A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é" o homem e "para que vive", logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética." (MOTTA, 1984, p. 69)

O espiritismo no Brasil passou por varias mudanças adaptando-se a varias outras crenças para se propagar e fixar, e hoje o movimento espírita tem tendências místicas, religiosas ou laicas, e, portanto sua divulgação tem de ser eclética e imparcial, cabe ao leitor decidir o que é certo ou errado.

Já dizia Aristóteles: "O ser humano é um animal social e deve viver em sociedade."



Não nos deixemos influenciar por qualquer palavra que lemos ou ouvimos. Na duvida reflitamos sobre os ensinamentos contidos, principalmente, nas obras básicas do Espiritismo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário