domingo, 3 de abril de 2016


VELHAS RECORDAÇÕES
 
       Quem poderá deter as velhas recordações que iluminam os caminhos da eternidade?
       Lembramo-nos de Alcione, desde os dias de sua infância. Muitas vezes a vi, com o Padre Damiano, num velho adro de Espanha, passeando ao pôr do Sol.
       Não raro, levantava o semblante infantil para o céu e perguntava, atenciosa:
       — Padre Damiano, quem terá feito as nuvens, que parecem flores grandes e pesadas, que nunca chegam a cair no chão?
       Deus minha filha — dizia o sacerdote.
       Mas, como se no coração pequenino não devesse existir esquecimento das coisas simples e humildes, voltava ela a interrogar:
       E as pedras? — quem teria criado as pedras que seguram o chão?
       Foi Deus também.
       Então, após meditar de olhos mergulhados no grande crepúsculo, a pequenina exclamava:
       Ah! como Deus é bom! Ninguém ficou es­quecido!
       E era de ver-se a sua bondade singular, o inte­resse pelo dever cumprido, dedicação à verdade e ao bem.
Cedo compreendi que a família afetuosa de Ávila se constituía de amizades vigorosas, cujas ori­gens se perdiam no tempo.
Os anos — minutos do relógio da eternidade —correram sempre movimentados e cheios de amor. A criança de outros tempos tornara-se na benfeitora cheia de sabedoria. Sua vida não representava um feixe de atos comuns, mas um testemunho perma­nente de sacrifícios santificantes. Desde a primeira juventude, Alcione transformara-se em centro de afeições, em fonte de luz viva, onde se podiam vis­lumbrar as claridades augustas do Céu. Sua condu­ta, na alegria e na dor, na facilidade e no obstáculo, era um ensinamento generoso, em tõdas as circuns­tâncias.
Creio mesmo que ela nunca satisfez a um desejo próprio, mas nunca foi encontrada em desatenção aos desígnios de Deus. Jamais a vi preocupada com a felicidade pessoal; entretanto, interessava-se com ardor pela paz e pelo bem de todos. Demonstrava cuidado singular em subtrair, aos olhos alheios, seus gestos de perfeição espiritual, porém queria sempre revelar as idéias nobres de quantos a ro­deavam, a fim de os ver amados, otimistas, felizes.
Minhas experiências rolaram deva garinho para os arcanos do Tempo, a morte do corpo arrastou-me a novos caminhos e, no entanto, jamais pude es que­cer a meiga figura de anjo, em trânsito pela Terra.
Mais tarde, pude beijar-lhe os pés e com preen­der-lhe a história divina. O resultado dêsse conhe­cimento vibra neste esfôrço singelo, que não tem pretensões a obra literária.
Este é um livro de sentimento, para quem apre­cie a experiência humana através do coração. Em particular, falará a todos os que se encontrem en­carcerados, sentenciados, esquecidos daquele amor que cobre a multidão dos pecados, consoante os ensinamentos de Jesus. A maioria dos aprendizes do Evangelho deixa-se tomar, em sentido absoluto, pelas idéias de resgate escabroso, de olho por olho, ou, então, pela preocupação de recompensas na Terra ou no Céu. Aqui, comentam-se reencarna­ções criminosas; ali, esperam-se tão só prantos amargos; além, existem corações anelantes de re­mansado e ocioso pousio. A esperança e a respon­sabilidade parecem tesouros esquecidos. É razoável que se não possa negar o caráter incorruptível da Justiça, porém, não se deverá esquecer o otimismo, a confiança, a dedicação e tôdas as energias que o amor procura despertar no âmago das consciências.
Para as almas sinceras, que ainda solucem nos laços do desânimo e desalento, a história de Alcione é um bálsamo reconfortador. Naturalmente que ela própria, qual amorosa visão da Espiritualidade eter­na, emergirá das páginas luminosas da sua expe­riência, perguntando ao leitor que se sinta oprimido e exausto:
— Por que reténs a noção dos castigos implacá­veis, quando Nosso Pai nos oferece o manancial inexaurível do seu amor? Por que atribuis tamanha importância ao sofrimento? Levanta-te! Esqueces­te Jesus? Já que o Mestre padeceu por todos, sem culpa, onde estás que não sentes prazer em traba­lhar, de qualquer forma, por amor ao seu nome?
A psicologia de Alcione é bem mais complexa do que se possa imaginar ao primeiro exame. Na grandeza da sua dedicação, vemos o amor renun­ciando à glória da luz, a fim de se mergulhar no mundo da morte. Com seu gesto divino, a Terra não é apenas um lugar de expiação destinado a exílio amarguroso, mas, também, uma escola sublime, dig­na de ser visitada pelos gênios celestes. Dentro dos horizontes do Planêta, ainda vigem a sombra, a morte, a lágrima... Isso é incontestável. Mas, quem seguir nas estradas que Alcione trilhou, converterá todo esse patrimônio em tesouros opinos para a vida imortal.
Aqui, pois, oferecemos-te, leitor amigo, tão ve­lhas recordações.
Crê, no entanto, que, por velhas, não são menos preciosas. São heranças sagradas do escrínio do co­ração, jóias de subido valor que espalharemos a êsmo, recordando que, se muita gente presume ha­ver alcançado os êxitos retumbantes e a felicidade ilusória no campo vasto do mundo, em verdade ainda não aprendeu nem mesmo a estabelecer a vitória da paz, na experiência sagrada que se veri­fica entre as paredes de um lar.
 
Pedro Leopoldo, 11 de janeiro de 1942.
 
EMMANUEL
 
 
Extraído o livro RENÚNCIA
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
ROMANCE DITADO PELO ESPÍRITO EMMANUEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário