terça-feira, 26 de março de 2013

Palestra sobre Bezerra de Menezes - Aparecida Vasques



"O AMOR É A MAIOR FORÇA DO UNIVERSO." Por que consideramos importante falar sobre Bezerra de Menezes? Pela afinidade enorme que nos une (não sei porque); pela integridade total, moral e espiritual desse discípulo do Mestre, considerado o Kardec Brasileiro; pelo amor imenso que dedicou à sua tarefa missionária; pelo toque emocional que nos traz ao coração apenas à citação de seu nome. Bezerra, já na infância, no lugar onde nasceu, Riacho do Sangue - Ceará, foi líder na escola, se destacando dentre os colegas, pelo saber colocado sempre com humildade; posteriormente, com os amigos e necessitados que o procuraram, até o último instante de vida carnal, nunca soube dizer "não"; sempre presente nas horas difíceis, confortando, auxiliando, material e espiritualmente; baluarte do Espiritismo nascente, lutou pela sua unificação; foi e continua sendo para todos nós um exemplo de amor, caridade, fraternidade, perseverança, humildade, desprendimento dos bens terrenos, nos mostrando claramente que o Reino de Deus não é das coisas temporais e materiais, e, sim, das coisas do espírito, da prática do ENSINAMENTO MAIOR. Homem integral, em todos os sentidos, nos mostra o caminho a seguir. Conhecendo suas múltiplas possibilidades intelectuais, afetivas, morais e espirituais, conduziu seu caminho, sempre buscando aperfeiçoar-se e, através de seu auto-conhecimento, conquistou seu espaço e respeitou o espaço do seu semelhante; ensinou e ensina a todos nós a nos transformarmos, também, em seres integrais, pois esta é a meta maior do Criador. Deixando de lado as contrariedades, as desavenças, as tribulações, as mágoas e, muitas vezes, nos esquecendo de nós mesmos, vamos aprendendo com esse valoroso irmão, a perseverar na fé, a amar ao próximo como a nós mesmos. Vamos assimilando a Doutrina de Kardec, a pureza doutrinária e, por conseguinte, os ensinamentos de Jesus. Vamos aprendendo que "...o jugo é suave e o fardo é leve..." e conseguiremos dar cabo de nossa tarefa. Que possamos, juntos, nesta noite, nos conscientizar da importância desse ser notável e altruísta para nossas vidas, procurando seguir suas lições, na busca do nosso aprimoramento moral.

Perguntas/Respostas:

O que a senhora acha do aparecimento de tantos "Bezerras de Menezes" pelo mundo?


Como missionários: importantíssimo para o nosso aprimoramento, para o nosso aprendizado, para a transformação do planeta. Por que? Porque o Planeta é uma criação do Pai! A humanidade está no planeta e somos todos irmãos. Como falsos profetas: temos que tomar cuidado para que não sejamos envolvidos por "falsos" Bezerras de Menezes. Para isso, devemos estar vigilantes sempre! Então, para concluir, entre esses dois tipos de "Bezerra de Menezes" que encontramos pelo mundo, seria muito bom se prevalecessem sempre os do primeiro tipo. (t)

<[Moderador]>
 
[2] Cara irmã, a paz de Jesus! Sou homeopata, e gostaria de saber se o nosso querido Dr. Bezerra teve vivência nessa especialidade médica, além da cirurgia e clínica geral.

O Dr. Bezerra era alopata. Teve contato com a homeopatia depois que se tornou espírita. A Partir de 1890 - 10 anos antes de seu desencarne - ele assumiu o papel de médico homeopata. (t)

Moderador

> [3] Sabemos que Dr. Bezerra, pelas suas aquisições morais, já poderia estar vivendo em mundos mais felizes que o nosso. Quanto tempo ele ainda permanecerá ligado ao nosso planeta, e ao Brasil em particular?

Segundo a literatura espírita, ele permanece ligado ao planeta porque o amor dele é tão grande pelos que aqui habitam que, por sua própria vontade, ele diz que "enquanto houver no planeta uma lágrima derramada por sofrimento, ele aqui estará para amenizar, consolar"; porque essa é a sua missão assumida perante Jesus e Ismael antes de reencarnar como nosso conhecido Dr. Bezerra no final do séc. XVIII. (t)

Moderador

> [4] Temos conhecimento que o nosso Dr. Bezerra se destacou na vida política, como deputado e vereador, sempre primando pela ética e moral avançadas para a época. Não estaríamos precisando de outros companheiros como ele no nosso Congresso Nacional?
E como! (t)
Moderador

> [5] Como é o trabalho médico realizado pelo Dr. Bezerra no astral? Sua atuação se restringe ao Brasil? Ele teria contato com médicos de outros orbes do sistema solar?

O trabalho médico do Dr. Bezerra no mundo espiritual é análogo ao que ele realizava aqui no nosso mundo quando encarnado. Ele, por exemplo, assessora a Mansão do Caminho - em Salvador - BA; coordena uma grande falange de espíritos que é responsável por vários hospitais no nosso plano. Sua atuação não se restringe ao nosso país, pois sabemos de grupos até na Suécia e em outros países da Europa e outros cantos do mundo - apenas para citar alguns - que recebem auxílio de sua falange médica. Quanto ao contato com médicos de outros orbes de nosso Sistema Solar, não saberíamos responder, mas não seria impossível que assim fosse, devido ao seu adiantamento espiritual. (t)


Moderador

> [6] O que a irmã poderia nos dizer sobre mensagens, atribuídas ao Dr. Bezerra, sobre OVNIS ou discos voadores? São verídicas?

Nunca ouvi nada a respeito de OVNIS vindo do Dr. Bezerra de Menezes. Mensagens desse cunho devem ser analisadas com muita reserva. (t)


Moderador

> [7] Um dos maiores trabalhos em que Bezerra fez (e faz) grande esforço é o da unificação do Movimento Espírita. Por que, até hoje, ele não conseguiu se fazer entender pelos espíritas?

Muito boa essa pergunta! Vejamos assim: Um pai tem 10 filhos. Todos educados, criados igualmente, com os mesmos valores e conceitos. Entretanto, cada um deles - embora irmãos - segue o seu caminho, sofrendo influências do universo que o cerca; inclusive de conformidade com seus compromissos assumidos diante da reencarnação. Por isso tudo deverá responder quando de seu retorno à Pátria Espiritual. Os ranços que lhes permeiam o perispírito, desde tempos imemoráveis em que se dedicavam a religiões místicas ou ritualísticas, influenciam ainda hoje seu modo de viver, pensar, agir. Então, diante de todas essas diferenças que nos acompanham em nossa trajetória espiritual, podemos verificar que a "união" de todos é possível sim! Mas a "unificação" é um processo que se dará ainda a longo prazo. Lembremos de que "Os bons herdarão a Terra". (t)



Moderador

> [8] No livro sobre a vida do Dr. Bezerra está descrito um trabalho por ele realizado mas que me oferece dúvida: "criador da litotomia". Pode corrigir e esclarecer a respeito?

Desconheço qualquer citação a respeito desse assunto. Entretanto, se o irmão pudesse nos citar a obra em que leu a respeito disso, ficaremos gratos e poderemos pesquisar e, posteriormente, enviar algo a respeito por e-mail ou pela lista do canal, ok? (t)


Moderador

> [9] Duas questões correlatas: Há a possibilidade de Bezerra de Menezes estar encarnado? Existe alguma previsão de Bezerra reencarnar no planeta? Ele nunca quis isso ou sua missão na pátria espiritual ainda o exige lá?

Possivelmente ele encontra-se ainda desencarnado, visto que suas mensagens continuam fluindo por meio de médiuns como Divaldo Franco e Chico Xavier. A missão dele na Pátria espiritual, devido ao nosso grau evolutivo atual, ainda exige sua presença lá a orientar-nos e socorrer-nos. (t)


Moderador

> [10] Durante a sua vida, o Dr. Bezerra de Menezes teve introdução ao Espiritismo?

O Dr. Bezerra de Menezes teve conhecimento da Doutrina Espírita através da leitura de "O Livro dos Espíritos" em sua primeira tradução para o português, cujo exemplar lhe foi presenteado pelo Dr. Joaquim Carlos Travassos - o próprio tradutor. Ao lê-lo, num primeiro momento, percebeu que aquele assunto não lhe era novidade, mas permaneceu por 10 anos estudando as outras obras de Kardec e se preparando para o momento em que se declararia espírita abertamente, o que aconteceu somente a 1º de julho de 1886, no Salão da Guarda Velha - na Rua Senador Dantas - no Rio de Janeiro - num auditório com cerca de 2.000 pessoas da sociedade carioca; quando "proclama aos 4 ventos sua adesão ao Espiritismo". (t)
Moderador

> [11] Baseando-se na vida política de Bezerra de Menezes, o que você aconselharia ao espírita, caso ele queira se candidatar a algum cargo político?
Vale lembrar que, acima de tudo, o bom espírita deve ser sempre um "bom espírita", independentemente de sua profissão. Então, se um espírita exercer algum cargo político, e for ainda um bom espírita, estará fazendo-o dignamente. Diga-se de passagem que o Dr. Bezerra, depois de assumir o Espiritismo, não mais exerceu cargos políticos. Durante o período em que o Dr. Bezerra exerceu mandatos políticos, sofreu muito devido ao fato de ser íntegro. (t)


Moderador

> [12] Duas questões que se interligam: Gostaria que me falasse um pouco sobre a vida e obra de Dr. Bezerra. Aparecida, você poderia relatar algum episódio da vida de Bezerra de Menezes, que tenha sido marcante para você?
Apesar dos percalços e da situação financeira precária de sua família, terminou a Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro. Casou-se com Dona Maria Cândida de Lacerda, com quem teve 2 filhos. Ficou viuvo 4 anos após o matrimônio, casando-se depois com sua cunhada, Dona Cândida Augusta de Lacerda, com quem teve mais 5 filhos. No decorrer de sua vida perdeu 4 filhos num curto período de 2 anos. Entrou para o mundo político a pedido da 1ª esposa, como vereador, pelo Partido Liberal. Como era Cirurgião Tenente do Exercito, foi ameaçado por Hadock Lobo de perder o registro no C.R.M., pois naquela época não se podia acumular todas essas funções. Então ele abandonou a patente militar. Ele teve vários cargos como presidente da Cia. Carris de Ônibus Urbanos e da Estrada de Ferro Campos Macaé. Apesar de estar percebendo bons dividendos com os cargos que ocupava, ficou pobre porque distribuía tudo quanto recebia. Exercia gratuitamente a medicina e em sua residência atendia a centenas de necessitados, dando-lhes, inclusive, dinheiro para aquisição de remédios. Em certa oportunidade, recebeu em seu consultório uma mãe com a filha muito doente e totalmente sem recursos para o tratamento. Ao receber a receita, a mulher disse não ter dinheiro sequer para comprar comida! Bezerra, então, enfiando a mão às algibeiras, verificou não ter nenhum tostão. Preocupado em ajudar aquela senhora, vendo o brilho da esmeralda de seu anel de formatura, não teve dúvidas: tirou-o do dedo e entregou-lhe para que com ele pudesse comprar os necessários remédios e mantimentos. (t)

Moderador

> [13] Que relação se pode estabelecer entre o "famoso" Dr. Fritz e o Dr. Bezerra de Menezes, em nossos dias?

Eu acho que não tem comparação. Há tantos 'falsos' Doutores. Fritz por aí. Entretanto, qualquer espírito elevado, que vise trabalhar pela caridade, terá o respaldo das falanges, todas envolvidas no trabalho de evolução de nosso planeta e de nós todos.(t)

Moderador

> Última pergunta: O Dr. Bezerra de Menezes tem o dom da ubiqüidade (exemplo: alguém que pede forças a ele em orações, será escutado)?

Positivo. Conhece-se o fato de ele ter já se comunicado pelo canal mediúnico em duas casas espíritas diferentes no mesmo dia e horário, transmitindo a mesma mensagem. Tudo é uma questão de sintonia e afinidade mediúnica! (t)


Considerações Finais do Palestrante:


Vale destacar a luta de Bezerra de Menezes para reunir as diversas facções espíritas de sua época - místicos, científicos, kardecistas, alguns teosofistas, espíritas puros, roustanguistas, etc. O Espiritismo hoje muito deve a esse trabalho de Bezerra, uma vez que as divergências hoje são mínimas se comparadas às daquela época. Devemos lutar por um único ideal espírita, buscando a pureza doutrinária baseada no Evangelho, na codificação Kardequiana como um todo e nas obras sérias que complementam o Espiritismo. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada e estarei sempre à disposição para eventuais bate-papos virtuais! Que Jesus nos abençoe, hoje e sempre. (t)






Extraido do site: http://www.portaldoespirito.com.br/portal/palestras/irc-espiritismo/palestras-virtuais/pv270899.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário