terça-feira, 27 de novembro de 2012

Três Inimigos


Três Inimigos




Inúmeros adversários trabalham contra a paz.


Destacamos três que são cruéis, na sordidez dos seus processos perseguidores.


Aparecem quando menos se aguarda e assumem proporções ameaçadoras que terminam por desequilibrar, levando ao fracasso.


Sentimentos enobrecidos, capacidades invulgares de lutas, espíritos corajosos, quando por eles alcançados, tombam, deixando escombros onde operavam com alegria.


A semelhança de vapor morbífico, contaminam e, antes que o indivíduo se dê conta, eis que está infectado e só a muito esforço se liberta da presença de tais invasores.


Sutis ou violentos, utilizam-se de façanhas perversas e alojam-se no coração e na mente, engendrando estados de turbação do raciocínio e de desinteresse pela vida.


Referimo-nos à depressão, ao ressentimento e à exaltação.


Quando o cerco dos problemas se torna aparentemente irremediável, os temperamentos de constituição mais delicada caem em depressão.

A depressão é semelhante a noite inopinada em pleno dia. É nuvem ameaçadora que tolda o Sol. E tóxico que envenena lentamente as mais belas florações do ser.


O ressentimento é parecido ao mofo que faz apodrecer o sustentáculo onde se apoia.


Utilizando-se de causas propiciatórias, desenvolve-se e, invariavelmente, alcança poder destruidor, onde se fixa.


A exaltação, idêntica à faísca de eletricidade devoradora, atinge os nervos e produz relâmpagos de loucura com trovoadas carregadas de impropérios e rebeldias, que estiolam os ideais da vida e despedaçam aqueles que lhe tombam nas malhas.


Recursos salvadores são a oração, o prosseguimento do trabalho e o amor desinteressado e incessante.


Para a depressão, imediatamente se deve usar a vacina da coragem pela prece.


Para o ressentimento, o raciocínio lúcido, mediante o amor que não espera nada.


E para a exaltação, o refrigério da meditação, que recompõe as energias.

Em um contexto histórico onde o vício adquire cidadania, a crueldade recebe aplausos, a insensatez goza de apoio e a corrupção predomina sob estatuto legal, o cristão decidido enfrenta muitas dificuldades.

As licenças morais de baixo nível medem os homens pela escala inferior e as mulheres pelos desatinos comportamentais.




E natural que a ganância, a soberba e a violência grassem sobremaneira dominadoras, a fim de que se preserve o status quo.


Convidado, porém, por Jesus para te tornares fortaleza inexpugnável, não podes anuir com os métodos e costumes que predominam em certas faixas da sociedade contemporânea e, porque te manténs à margem desses acontecimentos, os inimigos sutis deixam vapores tóxicos que te levam à depressão ou ao ressentimento ou à exaltação.


Tem tento e vigia, mantendo-te jovial interiormente tranqüilo, considerando a honra de estares cumprindo um dever que rogaste e que atenderás sob as bênçãos de Deus.


Sempre que te faças propício ao Bem Maior, abre-te ao Cristo-Amor, a fim de que Ele se amerceie de ti e te dê resistências morais para enfrentares a luta de coração tranqüilo e mente confiante na inderrogável vitória do Bem.



Joanna de Ângelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário