sexta-feira, 15 de julho de 2011

EDUCAÇÃO PARA LIDAR COM OS CASCALHOS


 


EDUCAÇÃO PARA LIDAR COM OS CASCALHOS

Geziel Andrade

Conta-se que Chico Xavier, certa vez, ouviu de um amigo a seguinte questão:

-Chico, como é difícil conciliarmos as coisas da vida material com as coisas espirituais. Todo dia, temos que realizar muitos trabalhos grosseiros; temos que suportar muita conversa sem proveito ou utilidade para a alma. O que fazer?

Chico Xavier, demonstrando compreensão e gentileza, respondeu:

-Emmanuel nos orienta que a vida é assim mesmo. Dela extraímos muita coisa boa, mas, para isto, precisamos lidar com sessenta por cento de cascalhos. Então, devemos ouvir as conversas julgadas sem proveito e realizar os trabalhos árduos com muita paciência e alegria.

Surpreendido com essa resposta sensata e com a alma imediatamente renovada com a orientação sábia, o amigo de Chico retornou aos seus afazeres, porém, agora, consciente de que precisava lidar, com paciência e alegria, com os cascalhos que surgem no trabalho diário de extrair o ouro da mina da vida material.

A EDUCAÇÃO ESPÍRITA DESENVOLVENDO A PACIÊNCIA E A ALEGRIA

A educação espírita, com base nos ensinamentos de Allan Kardec e dos bons Espíritos, desenvolve em nossa alma as virtudes da paciência e da alegria.

Assim, conseguimos lidar com mais facilidade com os cascalhos que surgem no trabalho incessante de obter da vida material o ouro do conhecimento, da experiência, da sabedoria, do amor e da nobreza moral e espiritual.

LIÇÕES CONTIDAS EM “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

Com as lições contidas em “O Livro dos Espíritos”, questões 530, 707, 862 e 943, somos estimulados a exercitar a paciência ante os cascalhos que podem ser denominados de embaraços, contratempos, obstáculos, decepções, adversidades e vicissitudes da vida material.

Assim, mantemos a alegria, o autocontrole e demonstramos maturidade no cumprimento das obrigações familiares, profissionais e sociais, crescendo em méritos e conquistas pessoais.

LIÇÕES CONTIDAS EM “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”

Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Capítulo 9, aprendemos que devemos vencer a prova da paciência que surge a todo momento no convívio e no relacionamento com os semelhantes, praticando as virtudes ensinadas e exemplificadas por Jesus, notadamente a da caridade e a do perdão.

A caridade deve ser a nossa resposta àqueles que nos aborrecem e o perdão deve ser a nossa reação àqueles que aparecem em nosso caminho para servir de instrumento de contrariedade e de sofrimento.

Assim, não nos entregamos à cólera; e exemplificamos a prática da tolerância e do bem, preservando a saúde e a própria vida.

AS LIÇÕES DO ESPÍRITO EMMANUEL

O Espírito Emmanuel, em diversos livros psicografados por Chico Xavier, nos orienta a manter a paciência todo momento, demonstrando serenidade, calma, compreensão, entendimento, harmonização, tolerância e brandura.

Com a prática dessa virtude, conservamos o equilíbrio íntimo e a alegria, evitando o agravamento das dificuldades. Além disso, prosseguimos nos trabalhos difíceis; solucionamos os problemas do cotidiano; imunizamo-nos contra o suicídio, pois afastamos para longe a tentação da fuga; ouvimos as perguntas repetitivas e infelizes, respondendo-as com sabedoria e gentileza.

LIÇÕES DE DIVERSOS ESPÍRITOS

Diversos Espíritos, através de diferentes médiuns, orientam-nos sobre a importância de mantermos a paciência em todas as circunstâncias da vida, pois, com ela:
• Esperamos as respostas de Deus em nosso favor em atendimento às súplicas que Lhe dirigimos pela oração;
• Enfrentamos com tranqüilidade as adversidades naturais no caminho evolutivo;
• Alcançamos os objetivos da vida, que são o aprimoramento intelectual e moral;
• Vencemos os transes mais dolorosos;
• Triunfamos ante as situações mais complicadas e difíceis;
• Suportamos gentilmente as conversas enfadonhas, mantendo o bom humor e a alegria;
• Eliminamos a ansiedade geradora de inúmeras enfermidades e de vários distúrbios emocionais e mentais;
• Não agravamos o quadro dos acontecimentos que não podem ser alterados;
• E vivemos bem, fazendo bom aproveitamento dos séculos incontáveis de dos milênios que o nosso Espírito imortal tem que percorrer para atingir a perfeição espiritual.

A EDUCAÇÃO ESPÍRITA FORTALECENDO A PACIÊNCIA E A ALEGRIA

Portanto, com as lições acima, ressaltadas no processo da educação da alma, conscientizamo-nos de que, usando a paciência e a alegria, podemos administrar com muito mais facilidade os cascalhos que surgem em nosso cotidiano.

Talvez, os cascalhos mais pontiagudos e perigosos sejam os que encontramos na mina da convivência e do relacionamento com o próximo.

Porém, praticando as virtudes da paciência e da alegria conseguimos extrair o ouro que tanto precisamos para atingirmos a prosperidade material e espiritual.

Lidando, com paciência e alegria, com os cascalhos nas atividades do dia a dia, afastamos os motivos para constrangimentos; evitamos, de imediato, as mágoas e os desequilíbrios íntimos.

Assim, os cascalhos passam, permitindo-nos extrair da vida material o ouro denominado de qualidades intelectuais e morais nobres, aprimoramento espiritual, atitudes e ações elevadas, com os quais abrimos as portas do sucesso, do bem-estar e da felicidade.




















Trabalhadores da construção da Casa em atividades.
















Observamos, ao fundo, as salas de aulas tomando forma na Casa do Caminho.















Foto de 14.07.2011, treze homens trabalhando na obra da Casa.


 













Foto de 14.07.2011, da futura sede da Casa do Caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário