sábado, 15 de agosto de 2009

A Casa do Caminho em Sousa

Em meados do ano de 1979 (há 30 anos), um grupo de irmãos, residentes todos na cidade de Sousa, voltou-se para o estudo da Doutrina Espírita e, num primeiro momento, em especial para a evangelização de irmãos desencarnados.

Semanalmente, todos os sábados às 20h00, os espíritas de Sousa se reuniam para desenvolver diversas atividades no campo espiritual e também na área social, tamanha a vontade e a abnegação dos participantes.

Inicialmente, as tarefas de caráter instrutivo e religioso eram realizadas em residências, em fundos de quintais. Na época era lido e comentado o Evangelho segundo o Espiritismo, associado ao Livro dos Espíritos, sempre repletos de vibrantes comentários sobre os temas abordados.

Não obstante, apesar das dificuldades à época, surgiu a idéia de construir um Centro Espírita para melhor trabalhar e divulgar a Doutrina dos Espíritos.

No final do ano de 1982 surgiu a oportunidade de adquirir um terreno, (a 6 km de Sousa e com 1,5 hectares). A boa vontade do grupo conseguiu concretizar o intento e o terreno (denominado depois pela Espiritualidade Maior de Faixa de Luz) foi quitado em dez prestações mensais.

Realizada a compra do pedaço de chão abençoado, em 26 de janeiro de 1983 (há 23 anos) foi lavrada a ata de fundação e o grupo passou a ser denominado de Comunhão Espírita Cristã “A CASA DO CAMINHO”. Nascendo, dessa forma, a pessoa jurídica de acordo com a lei vigente e efetivado o respectivo registro em Cartório de Títulos e Documentos.

Depois de vencidas as etapas constitutivas, o Grupo de Irmãos do Caminho continuou o trabalho com afinco, alegria e começou de imediato o desafio da construção da “CASA TRANSITÓRIA” (abrigo de idosos) no mesmo ano de fundação e, no ano seguinte, a construção do “LAR DO NAZARENO” (escola de alfabetização e ensino fundamental).

“Foram tantas, inúmeras, as experiências vividas por todos os Irmãos do Caminho, que sempre suplicamos ao Pai, para que tenhamos forças suficientes, discernimento, amor, tolerância, beleza espiritual e disposição para compreender a escola bendita que é A Casa do Caminho, sempre pronta a nos perdoar, revitalizando nossas almas para que tenhamos Jesus sempre dentro dos nossos corações. A Casa é o reflexo das luzes bondosas dos benfeitores espirituais, nos convidando constantemente, alertando-nos que a nossa redenção é e sempre será a prática dos preceitos evangélicos legados pelo Cristo à humanidade”, assevera Walter Sarmento, atual presidente e um dos irmãos fundadores.

O aniversário da Comunhão Espírita Cristã “A CASA DO CAMINHO” é comemorado a cada dia 17 de agosto - data em que o primeiro idoso chegou para residir na Casa Transitória, abençoado lar de tantos irmãos (carinhosamente chamados de Vovôs e Vovós) que ainda hoje chegam, repousam e depois partem para o mais além (nossa pátria espiritual).

3 comentários:

  1. Obtive o grandioso prazer de participar de uma reunião/palestra na Casa do Caminho dia 18.05.11, a primeira de tantas outras que pretendo tomar parte. Agradeço ao irmão Walter pela atenção despendida a mim e a todos que procuram àquela casa de Paz; Amor e Sabedoria. Rogo a Deus Pai para iluminar meus passos nessa nova e difícil caminhada. Valderedo A. da Silva.

    ResponderExcluir
  2. www.blogjenete.blogspot.com17 de agosto de 2011 às 14:27

    Parabéns aos amigos por mais um aniversário desta casa de luz e amor. Estive com voçês em 1985 e desde lá todos moram em meu coração. Recebam meu abraço!

    Jenete Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Que linda história, é por isso e por todas as demais sensações que me comovo cada vez mais com esse lindo trabalho e ensinamento, tendo em mim uma fé e vontade inabalável em contribuir para o bem e para o progresso da Casa do Caminho. Que a espiritualidade nos proteja e nos conduza a esse ideal de progresso maior, com base no amor, na paz e na caridade.

    ResponderExcluir