domingo, 6 de setembro de 2020

HISTÓRIA DE UM CÃO

 

 Falávamos de amor, de heroísmo e ternura,

 Nos caminhos da Terra, em lutas naturais,

Quando um amigo lembrou: “não se deve esquecer

O amor dos animais”.

 

E contou comovido:

- Quando na Terra, um pobre cão rafeiro

Que eu nunca soube de onde vinha,

Fez-se meu companheiro

Na tapera isolada que eu mantinha.

Era um cão vagabundo, um desses cães,

Cujo medo de banho desconsola,

Vendo-lhe a boca enorme e as bochechas caídas,

As crianças chamavam-no Beiçola.

Bernento e preguiçoso, muitas vezes,

Procurei desterrá-lo,

Mas Beiçola voltava e me seguia

Estivesse eu a pé ou trotando a cavalo.

Já não sabia o que fazer do cão,

Que já me habituara a suportar

Num misto de amizade e de aversão.

Certa manhã de Sábado, eu devia,

Ir do campo à cidade,

A fim de resgatar antiga conta

Cujo prazo vencia.

Montei no meu pequira muito cedo

De merenda robusta na sacola,

E pus-me alegremente no caminho

Acompanhado por Beiçola.

Desmontei-me às dez horas para o almoço,

Transportando a merenda para baixo,

Ao pé de velha ponte que cobria Um pequeno riacho...

Alimentei-me à farta e dei ao cão

Tudo que me sobrou da refeição...

Tomei de novo a montaria

Açoitei o animal para seguir depressa,

O débito a pagar daquele dia,

Mas uma cena estranha então começa.

Beiçola, de ordinário, pachorrento,

Intentava correr, de lado a lado,

Em uivos e latidos...

Depois correu à frente,

Como a querer parar o pequira assustado.

O cão dependurava-se nos freios,

 Enquanto eu lhe gritava nomes feios;

Espanquei-o a chicote, mas em vão...

E cansado de vê-lo a pular, doidamente,

Concluir, de repente,

Que a doença da raiva atacara meu cão...

Agi sem medo, rápido e seguro,

Dei-lhe um tiro com o fim de elimina-lo,

De modo a defender-me e a livrar meu cavalo.

Beiçola então soltou doloroso gemido,

Caminhou para trás, claramente ferido,

Enquanto fui em frente...

Mas atingindo o banco e buscando o gerente,

A fim de resgatar a minha conta inteira,

Debalde procurei minha carteira...

No assombro que me toma,

Notei que me faltava grande soma...

Decerto que perdera o dinheiro em caminho

Pois saíra com ele da fazenda...

Deliberei voltar ao local da merenda,

Pedi ao chefe amigo aguardar mais um pouco

E aflito, semi louco,

Remontei o cavalo e voltei de corrida...

Regressando ao lugar em que estivera...

E o amigo rematou, emocionado:

- Só então compreendi quão ingrato que eu era...

 Sabem o que encontrei?

Após seguir pequeno espaço

Todo ele marcado em sangue, traço a traço,

Achei Beiçola já sem vida...

E ao arrasta-lo para um canto,

Vi, sob o corpo dele, a estremecer de espanto,

A carteira perdida...

Ah! Como me doeu o coração De susto e de emoção!...

Não sei dizer tudo o que sinto,

Por muito que lhes conte,

Meu pobre cão rafeiro,

Cuja lembrança está sempre comigo,

Arrastou-se ferido e, após ganhar a ponte,

Morreu fiel e amigo, Guardando o meu dinheiro.

 

Maria Dolores


Nenhum comentário:

Postar um comentário