sexta-feira, 29 de dezembro de 2017


OS  DONS  DE  CRISTO


 

Emmanuel

 

 

“Mas a graça foi dada a cada um de nós, segundo a medida do dom de Cristo”.  Paulo – Efésios, 4:7.

 

 

A alma humana, nestes vinte séculos de Cristianismo, é uma consciência esclarecida pela razão, em plena batalha pela conquista dos valores iluminativos.

 

*

O campo de luta permanece situado em nossa vida íntima.

Animalidade versus espiritualidade.

 

*

Milênios de sombras cristalizadas contra a luz nascente.

E o homem, pouco a pouco, entre as alternativas de vida e morte, renascimento no corpo e retorno à atividade espiritual, vai plasmando em si mesmo as qualidades indispensáveis à ascensão, que, no fundo, constituem as virtudes do Cristo, progressivas em cada um de nós.

*

Daí a razão da luz divina ocupar a existência humana ou crescer dentro dela, à medida que os dons de Jesus, incipientes, reduzidos, regulares ou enormes nela se possam expressar.

*

Onde estiveres, seja o que fores, procura aclimatar as qualidades cristãs em ti mesmo, com a vigilante atenção igual àquela dispensada à cultura das plantas preciosas, ao pé do lar.

*

Quanto à existência temporária no mundo, todos somos suscetíveis de produzir para o bem ou para o mal.

 

*

Ofereçamos ao Divino Cultivador o vaso do coração, recordando que se o “solo consciente” do nosso espírito aceitar as sementes do Celeste Pomicultor, cada migalha de nossa boa vontade será convertida em canal adequado para a exteriorização do bem, com a multiplicação permanente das bênçãos do Senhor, ao redor de nós.

*

Observa a tua “boa parte” e lembra que podes dilatá-la ao infinito.

Não intentes destruir milênios de ignorância, de um momento para outro.

Vale-te do esforço de auto aperfeiçoamento cada dia.

Persiste em aprender com o Mestre do Amor e da Renúncia.

 

*

Não nos esqueçamos de que a Luz Divina ocupará o nosso espaço individual, na medida de nosso crescimento real nos dons de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário