domingo, 24 de dezembro de 2017


CARIDADE
 
Em todos os tempos, há exércitos de criaturas que ensinam a caridade, todavia, poucas pessoas praticam-na verdadeiramente.
Torquemada, organizando os serviços da inquisição, dizia-se portador da divina virtude. A caminho de terríveis suplícios a agradecer os verdugos. Muitos deles, em plena fogueira ou atacados ao martírio da roda, acicatados pela flagelação da carne, eram obrigados a louvar, de mãos postas, a bondade dos inquisidores que os ordenava morrerem. Essa caridade religiosa era irmã da caridade filosófica da Revolução Francesa.
Obra o Lázaro Redivivo
 
*
 
A caridade, antes de tudo, pede compreensão. Não basta entregar os haveres ao primeiro mendigo que surja á porta, para significar a posse da virtude sublime. É preciso entender-lhe a necessidade, e ampará-lo com amor. Desembaraçar-se dos conflitos, oferecendo-lhes o supérfluo, é livrar-se dos necessitados, de maneira elegante, com absoluta ausência de iluminação espiritual.
O Livro Pontos e Contos
 
*
 
A caridade é muito maior do que a esmola. Ser caridoso é ser profundamente humano e aquele que nega atendimento ao próximo pode inverter consideráveis fortunas no campo da assistência social, transforma-se em benfeitor dos famintos, mas terá de iniciar, na primeira oportunidade, o aprendizado do amor cristão, para ser efetivamente útil.
O livro Lázaro Redivivo
 
*
 
A caridade é a virtude sublime que salva, aprimora, enaltece e aperfeiçoa, mas a imprudência, dissimulada por palavras lisonjeiras, não lhe pode arrebatar a auréola fulgurante.
O livro Lázaro Redivivo
 
*
 
A caridade por substitutos, indiscutivelmente é honrosa e louvável, mas o bem que praticamos em sentido direto, dando de nós mesmos, é sempre o maior e o mais seguro de todos.
O Livro Jesus no Lar
 
*
 
Sem obediência ás normas da caridade, que exalta o sacrifício de cada um para a bem-aventurança de todo e qualquer ensaio de felicidade é impraticável (Fabiano de Cristo).
 
A caridade é o amor,
É o sol que Nosso Senhor
Fez raiar claro e fecundo
Alegrando nesta vida
A existência dolorida
Dos que sofrem nesse mundo
(Casimiro Cunha)
 
A caridade é a beleza
De um divino plenilúdio,
Luz que se estende á pobreza,
Na escuridão do infortúnio.
(Antônio Nobre)
 
A caridade maior será sempre a da própria renunciação, que saiba ceder de si mesma para que a liberdade, a alegria, a confiança, o otimismo e a fé no próximo não sofram prejuízo de qualquer procedência.
(Bezerra de Menezes)
 
*
 
Se ensinares a caridade, não te trajem de espinhos, para que teu contato não dilacere os que sofrem.
O livro A O livro Lázaro Redivivo
 
*
 
Como pode reter o rio das oportunidades sem correr o campo das necessidades alheias?
O Livro Contos e Apólogos
 
*
CARINHO
O carinho é o amor que se enflora.
João de Brito - Livro Falando à Terra
 
CARMA
O “carma”, expressão vulgarizada entre os hindus, que em sânscrito quer dizer “ação”, a rigor, designa “causa e efeito”, de vez que toda ação ou movimento deriva de causas ou impulsos anteriores. Para nós expressará a conta de cada um, englobando os créditos e os débitos que, em particular, nos digam respeito. Por isso mesmo, há conta dessa natureza, não apenas catalogando e definindo individualidades, mas também povos e raças, estados e instituições.
Livro Ação e Reação
 
CARNE
A carne terrestre, onde abusamos, é também o campo bendito onde conseguimos realizar frutuosos labores de cura radical, quando permanecemos atentos ao dever justo.
Livro Nosso Lar
 
*
 
A carne, de certo modo, em muitas circunstâncias não é apenas um vaso divino para o crescimento de nossas potencialidades, mas também uma espécie de carvão milagroso, absorvendo-nos os tóxicos e resíduos de sombra que trazemos no corpo substancial.
Livro Entre a Terra e o Céu
 
CARTOMANCIA
- A cartomancia pode enquadrar-se nos fenômenos psíquicos, mas não no Espiritismo evangélico, onde o cristão deve cultivar os valores do seu mundo intimo pela fé viva e pelo amor no coração, buscando servir a Jesus no santuário de sua alma, não tendo outra vontade que não aquela de se elevar ao seu amor pelo trabalho e iluminação de si mesmo, sem qualquer preocupação pelos acontecimentos nocivos que se foram, ou pelos fatos que hão de vir, na sugestão nem sempre sincera dos que devassam o mundo oculto.
Livro O Consolador
 
CASA DE ISMAEL
Nesta Casa temos de compreender que toda a caridade, em seus valores mais legítimos, deve nascer do Espírito para o Espírito. As idéias religiosas do mundo não se esqueceram de monumentalizar as suas teorias de abnegação e bondade. Hospitais e orfanatos, abrigos e templos se edificaram, por toda parte; entretanto, o homem foi esquecido para o conhecimento e para Deus. A caridade que vestem nus e alimenta os famintos está certa, mas não está justa, se desconhece o Evangelho no santuário do coração. A obra de Ismael tem de começar no intimo das criaturas. Aqui, não podem prevalecer os antagonismos do homem, no acervo de suas anomalias. Iniciar pelo fim é caminhar para a inversão de todos os valores da vida. A Casa de Ismael tem de irradiar, antes de tudo, a claridade do amor e da sabedoria espiritual de tudo, a claridade do amor e da sabedoria espiritual, objetivando o grandioso serviço da edificação das almas. Primeiramente, é necessário educar o operário para os preciosos princípios e finalidades da maquina. Iluminado o homem, estará iluminada a obra humana. A evolução da alma para Deus se fará, então, por si mesma, sem desvios da meta a ser alcançada. Não haverá razão para o sacrifício de seus pregoeiros, porque em cada coração existirá um hostiário celeste.
Livro Novas Mensagens
 
CASAMENTO
O verdadeiro casamento é de almas e essa união ninguém poderá quebrantar.
Livro Nosso Lar
 
CATIVEIRO
Manter o cativeiro do corpo ou da alma é falta grave, pela qual responderemos, um dia, nos tribunais celestes.
Lembremo-nos de que os escravos de ontem são igualmente nossos irmãos, e aos irmãos não se estende a canga opressiva e perturbadora, mas sim a fonte do amor e a bênção da luz.
José Silveira da Mota - Livro Vozes do Grande Além
 
 
CÉREBRO
O cérebro é o órgão sagrado da manifestação da mente, em transito da animalidade primitiva para a espiritualidade humana.
Livro No Mundo Maior
 
CÉU
O reino do céu no coração deve ser o tema central de nossa vida. Tudo o mais é acessório.
Livro Boa-Nova
 
*
 
O bem é para salvar o mal, o amor foi criado para que amemos a sabedoria se destina, em primeiro lugar, ao ignorante. A maior missão da virtude é eliminar o vicio e amparar o viciado. Por isto mesmo, o Céu não perde o inferno de vista.
Livro Luz Acima
 
CIÊNCIA
Todas as aquisições da filosofia e da ciência terrestres são flores sem perfume, ou luzes sem calor e sem vida, quando não se tocam das claridades do sentimento.
Livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho
 
*
 
É certo que ninguém poderá excluir as características cientificas no exame transcendente do intercambio entre os vivos da terra e os vivos do Infinito. Toda indagação séria é justa e toda a analise conscienciosa produzirá os frutos doces da verdade. Charles Richet, com toda a sua impertinência de pesquisador, prestou grande serviço á divulgação dos novos ensinamentos; suas perquirições desapaixonadas e incessantes impuseram respeito aos valores psíquicos entre os espíritos mais empedernidos de nossa época.
Mas, entre a mentalidade indagadora e a mentalidade leviana existe considerável distancia.
A grande questão de todos os tempos não é propriamente a de conhecer, mas a de entender a finalidade do conhecimento.
O Espiritismo constitui a porta da esperança para um mundo melhor. Seus fenômenos representam chamamentos comuns para uma compreensão mais elevada dos valores da vida. O intercâmbio entre a natureza visível e a invisível conduz a profundas ilações de ordem moral, que é necessário não esquecer. Sua expressão religiosa com o Cristo tem de ser essencial. Sua mensagem permanente tem no Evangelho os primórdios eternos. Nada poderá realizar de substancialmente útil, sem aquele Divino Amigo dos homens.
Instalar mais uma ciência puramente intelectual, onde todas as expressões cientificas do cérebros sem o coração já faliram desastradamente, no capitulo da elevação real da criatura, não constituiria uma leviandade de conseqüências fatais?
A plataforma espiritista, em todos os lugares, será, antes de tudo, uma aleluia dos corações. Suas vozes deverão reviver as lições incompreendidas daquele Mestre amoroso e sábio que veio salvar os pecadores.
Livro Pontos e Contos
 
CIÚME
Por excesso de preocupações, muitos cônjuges descem ás cavernas do desespero, defrontados pelos insaciáveis monstros do ciúme que lhes aniquilam a felicidade.
Livro Pão Nosso
 
*
 
- O ciúme, propriamente considerado nas suas expressões de escândalo e de violência, é um indicio de atraso moral ou de estacionamento no egoísmo, dolorosa situação que o homem somente vencerá a golpes de muito esforço, na oração e na vigilância, de modo a enriquecer o seu intimo com luz do amor universal, começando pela piedade para com todos os que sofrem e erram, guardando também a disposição sadia para cooperar na elevação de cada um.
Só a compreensão da vida, colocando-nos na situação de quem errou ou de quem sofre, a fim de iluminarmos o raciocínio para a análise serena dos acontecimentos, poderá aniquilar o ciúme no coração de modo a cerrar-se a porta ao perigo, pela qual toda alma pode atirar-se a terríveis tentações, com largos reflexos nos dias do futuro.
Livro O Consolador
 
O ciúme é o amor que se dilacera.
João de Brito - Livro Falando à Terra
 
O ciúme parece um lobo famulento, estendendo aflição e desconfiança.
Aulus - Livro Instruções Psicofonicas
 
CÓLERA
Um simples raio de cólera costuma perturbar ou destruir longas e pacientes sementeiras de amor.
Mariano José Pereira da Fonseca - Livro Falando à Terra
 
*
 
A cólera não aproveita a ninguém, não passa de perigoso curto-circuito de nossas forças mentais, por defeito na instalação de nosso mundo emotivo, arremessando raios destruidores, ao redor de nossos passos...
Livro Entre a Terra e o Céu
 
*
 
A criatura enfurecida é um dínamo em descontrole, cujo contacto pode gerar as mais estranhas perturbações.
Livro Entre a Terra e o Céu
 
*
 
A cólera e o desespero, a crueldade e a intemperança criam zonas mórbidas de natureza particular no cosmo orgânico, impondo ás células a distonia pela qual se anulam quase todos os recursos de defesa, abrindo-se leira fértil á cultura de micróbios patogênicos nos órgãos menos habilitados à resistência.
- É assim que, muitas vezes, a tuberculose e o câncer, a lepra e a ulceração aparecem como fenômenos secundários, residindo a causa primária no desequilíbrio dos reflexos da vida interior.
Livro Pensamento e Vida
 
*
 
O Punhal da nossa ira alcança-nos a própria saúde, impondo-nos o vírus da enfermidade.
O Livro Vozes do Grande Além
 
*
COMBATE
Não é justo se combaterem as criaturas reciprocamente, a pretexto de exercerem domínio indébito sobre os patrimônios da vida, dos quais somos todos simples usufrutários.
Operemos, assim, contra a inveja que ateia o incêndio da cobiça, contra a vaidade que improvisa a loucura e contra o egoísmo que isola as almas entre si.
 
COMPLETISTA
É o titulo que designa os raros irmãos que aproveitaram todas as possibilidades construtivas que o corpo terrestre lhes oferecia. Em geral, quase todos nós, em regressando à esfera carnal, perdemos oportunidades muito importantes no desperdício das forças fisiológicas. Perambulamos por lá, fazendo alguma coisa de útil para nós e para outrem, mas, por vezes, desprezamos cinqüenta, sessenta, setenta per cento e, frequentemente, até mais, de nossas possibilidades. Em muitas ocasiões, prevalece ainda, contra nós, a agravante de termos movimentado as energias sagradas da vida em atividades inferiores que degradam a inteligência e embrutecem o coração. Aqueles, porém, que mobilizam a maquina física, à maneira do operário fidelíssimo, conquistam direitos muito expressivos em nossos planos. O completista, na qualidade de trabalhador leal e produtivo, pode escolher, à vontade, o corpo futuro, quando lhe apraz o regresso à Crosta em missões de amor e iluminação, ou recebe veiculo enobrecido para o prosseguimento de suas tarefas a caminho de círculos mais elevados de trabalho.
Livro Os Missionários da Luz
 
COMPREENSÃO
Quando há compreensão recíproca, vivemos na antecâmara da ventura celeste, e, se permanecemos em desentendimento e maldade, temos o inferno vivo.
Livro Nosso Lar
 
*
 
Compreensão não se improvisa. É obra de tempo, colaboração, harmonia.
Emmanuel - Livro Vinha de Luz
 
CONFISSÃO AURICULAR
A confissão auricular constitui uma aberração, dentro do amontoado das doutrinas desvirtuadas do romanismo. E é justamente a mulher, pelo espírito sensível de religiosidade que a caracteriza, a maior vitima do confessionário.
Infelizmente, toda a série de absurdos do inqualificável sacramento da penitencia é oriunda dos superiores eclesiásticos, dos teólogos e falsos moralistas da igreja que, perversamente, criaram os longos e indiscretos interrogatórios, aos quais terá a mulher de submeter-se passivamente, diante de um homem solteiro, estranho, que ela, inúmeras vezes nem conhece.
Os padres, geralmente, em virtude do seu desconhecimento dos sagrados deveres da paternidade, não a vão interpelar no tocante às obrigações austeras do governo da casa; ferem exatamente os problemas mais íntimos e mais delicados da vida do casal, violando o sagrando respeito das questões do lar, dando pasto aos pensamentos mais injustificáveis e, às vezes, repugnantes. E o véu de modéstia e de beleza que Deus concedeu à mulher, para que ela pudesse mergulhar qual lírio de espiritualidade nos pântanos deste mundo, é arrazoado justamente por esse homem que se inculca ministro das luzes celestes. Muitas vezes, é no confessionário que começa o calvário social da mulher. Dolorosos e pesados tributos são cobrados das católicas romanas, que, confiadas em Deus, se lançam aos pés de um homem cheio das mesmas fraquezas dos outros mortais, na enganosa suposição de que o sacerdote é a imagem da Divindade do Senhor.
Livro Emmanuel
 
CONHECER
Conhecer é patrocinar a liberação de nós mesmos, colocando-nos a caminho de novos horizontes na vida.
Livro Pensamento e Vida
 
CONQUISTAR
O homem está sempre decidido a conquistar o mundo, mas nunca disposto a conquistar-se para uma esfera mais elevada. Nesse falso conceito, subverte a ordem, nas oportunidades de cada dia. Se Deus lhe concede bastante saúde física, costuma usá-la na aquisição da doença destruidora; se consegue amealhar possibilidades financeiras, tenta açambarcar os interesses alheias.
Emmanuel - Livro Caminho, Verdade e Vida
 
 
CONSCIÊNCIA
Na historia de todos os povos, observa-se a tendência religiosa da humanidade; é que, em toda personalidade existe uma fagulha divina – a consciência, que estereotipa, em cada espírito a grandeza e a sublimidade de sua origem; no embrião, a principio rude nas suas menores manifestações, a consciência se vai despindo dos véus de imperfeição e bruteza que a rodeiam, debaixo da influencia de muitas vidas do seu ciclo evolutivo, em diferentes círculos de existência, até que atinja a plenitude do aperfeiçoamento psíquico e o conhecimento integral do seu próprio “eu”, que, então, se unirá ao centro criador do Universo, no qual se encontram todas as causas reunidas e de onde irradiará o seu poema eterno de sabedoria e de amor.
É a consciência, centelha de luz divina, que faz nascer em cada individualidade a idéia da verdade, relativamente aos problemas espirituais, fazendo-lhe sentir a realidade positiva da vida imortal, atributo de todos os seres da criação.
Livro Emmanuel
 
*
 
A voz de nossa consciência não pode concordar invariavelmente com a opinião dos melhores amigos. O dever é mais imperioso que os presságios de qualquer adivinho.
Livro Luz Acima
 
*
 
Não vale fugir às responsabilidades, porque o tempo é inflexível e porque o trabalho que nos compete não será transferido a ninguém.
Livro Entre a Terra e o Céu
 
*
 
Cada consciência marcha por si, apesar de serem numerosos os mestres do caminho. Devemos a nós mesmos a derrota ou a vitória.
Livro Nos Domínios da Mediunidade
 
*
 
A consciência é um núcleo de forças em torno do qual gravitam os bens e os males gerados por ela mesma.
Livro Nos Domínios da Mediunidade
 
A consciência é a Lei que te acompanha e espreita,
O espelho do Senhor na Harmonia Perfeita,
A desnudar-te a vida em plena luz da morte.
Amadeu Amaral - Livro Vozes do Grande Além
 
*
 
Há duas palavras com significação muito diferente na Terra e na Vida Espiritual.
Uma delas é “consciência”, a outra é “responsabilidade”.
No plano físico, muitas vezes conseguimos sufocar a primeira e iludir a segunda temporariamente, mas no campo das Verdades Eternas, não será possível adormecer ou enganar uma e outra.
A consciência revela-nos tais quais somos, seja onde for, e a responsabilidade marca-nos a fronte com os nossos merecimentos, culpas ou compromissos.
Hilda - Livro Vozes do Grande Além
 
*
 
Cada consciência é uma criação de Deus e cada existência é um elo sagrado na corrente da vida em que Deus palpita e se manifesta. Responderemos por todos os golpes destrutivos que vibramos nos corações alheios e não nos permitiremos repouso enquanto não concertarmos, valorosos, o serviço de reajuste.
Livro Ação e Reação
 
CONSOLADOR
O Consolador prometido pelo Mestre chegava no momento oportuno. Urge reformar, reconstruir, aproveitar o material ainda firme, para destruir os elementos apodrecidos na reorganização do edifício social. E é por isso que a nossa palavra bate insistentemente nas antigas teclas do Evangelho cristão, porquanto não existe outra formula que possa dirimir o conflito da vida atormentada dos homens. A atualidade requer a difusão dos seus divinos ensinamentos. Urge, sobretudo, a criação dos núcleos verdadeiramente evangélicos, de onde possa nascer a orientação cristã a ser mantida no lar, pela dedicação dos seus chefes. As escolas do lar são mais que precisas, em vossos tempos, para a formação do espírito que atravessará a noite de lutas que a vossa terra está vivendo em demanda da gloriosa luz do porvir.
Livro Emmanuel
 
DO LIVRO PÉROLAS DO ALÉM
EMMANUEL – FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário