domingo, 5 de março de 2017

SEMENTE
X

 

Não precisamos remontar a existências passadas para sondar a nossa cultura de desequilíbrio e sofrimento.

Basta analisar as nossas tendências e escolhas na peregrinação de cada dia.

 

XI

 

Não permitas que o dinheiro te tome o coração, usando-te a existência, qual despótico senhor e sim conduzamo-lo, através da utilidade, do entendimento, da beneficência e cooperação no bem.

 

XII

 

A pobreza é mera ficção.

Todos temos algo.

Todo podemos auxiliar.

Todos podemos servir.

E consoante a palavra do Mestre, "o maior na vida será sempre aquele que se fizer o devotado servidor de todos."

 

XIII

 

Ninguém se elevará para Deus, humilhando ou perturbando, no campo infeliz da discórdia e da crueldade, ainda mesmo que o nome do Senhor lhes marque a visitação e lhes cintile na boca.

XIV

 

Cada pessoa que te busca é alguém que regressa de longe para auxiliar-te na edificação da felicidade ou para auxiliar-te no aprimoramento interior que necessitas desenvolver.

 

XV

 

Moléstias do corpo e impedimentos do sangue, mutilações e defeitos, inquietações e deformidades, fobias complexas e deficiências inúmeras constituem pontos de corrigenda do nosso passado que hoje nos restauram à frente do futuro.

 

XVI

 

Observa.

Nunca sabemos se a nossa humildade vive emoldurada no orgulho e nunca podemos precisar até que ponto caminha a nossa caridade sem o travão do egoísmo.

 

XVII

 

Enquanto alimentarmos o mal em nossos pensamentos, palavras e ações, estaremos sob os choques de retorno das nossas próprias criações dentro da vida.

 

XVIII

 

À maneira do martelo que, tangendo a pedra, acaba aperfeiçoando-lhe os contornos ou Salientando-lhe a beleza, aquele que se coloca em oposição à nossa maneira de crer, sentir ou pensar, frequentemente é fator de estímulo à elevação de nossos dotes pessoais.

 

XIX

 

A Justiça edifica a penitenciária.

O amor levanta a escola.

A Justiça tece o grilhão.

O amor traz a bênção.

Quem fere a outrem encarcera-se nas consequências da própria atitude.

 Quem auxilia adquire o tesouro da simpatia.

Quem perdoa eleva-se.

Quem se vinga desce aos despenhadeiros da sombra.

 

XX

 

Não é a beleza da forma que cria o fel do desencanto.

É a vaidade com que a malbaratamos no desequilíbrio.

 

XXI

 

Quem será mais rico de verdadeira felicidade: o homem que agoniza sobre um monte de ouro ou aquele que pode respirar os perfumes do vale, entre a paz do trabalho e a misericórdia da luz?

XXII

 

Trabalha e vive.

 

 

XXIII

 

Não é a dádiva de tua abastança ou o valor da tua cultura que mais importam no serviço de elevação e aprimoramento da paisagem que te rodeia.

É o modo com que passas a exprimi-los, cedendo de ti mesmo naquilo que o Senhor te emprestou para distribuir, porquanto a atitude é o fator de fixação desse ou daquele sentimento no vasto caminho humano.

 

XXIV

 

Auxiliar aos outros é recomendação do Céu e, em razão disso, auxiliemos sempre, seja amparando a um companheiro infeliz, protegendo uma fonte ameaçada pela secura ou plantando uma árvore benfeitora que amanhã falará por nós à margem do caminho.

 
EMMANUEL
Do livro "SEMENTE"

 

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário