sábado, 3 de setembro de 2016


Caminhos Errados
Emmanuel
 
Os afeiçoados à calúnia e à maledicência distribuem venenosos quinhões de trevas com que se improvisam grandes males e grandes crimes.
(V. L.)
 
A calúnia é isolada no algodão do silêncio.
(R. – 7/952)
 
Se o caluniador pudesse desintegrar a crosta de sombra que lhe enlouquece a visão, observando o sofrimento que o espera no acerto de contas com a verdade, paralisaria as cordas vocais ou imobilizaria a pena, a fim de não confiar-se à acusação descabida.
(R. – 6/953)
 
Não será lícito perdermos tempo em contendas inúteis, quando o trabalho do Cristo reclama o nosso esforço.
(P. E.)
 
Lute-se contra o crime, mas ampare-se a criatura que se lhe enredou nas malhas tenebrosas.
(P. N.)
 
A descrença só conhece a vida pelas sombras que os seus movimentos projetam e nada entende além da noite e do pântano a que se condena por deliberação própria.
(C. V. V.)
 
Se cuidarmos muito de nós mesmos, nesse capítulo de sofrimentos, não daremos conta do recado; e se paralisarmos a marcha nos lances difíceis, ficaremos com os tropeços e não com o Cristo.
(P. E.)
 
Se o homicida conhecesse, de antemão, o tributo de dor que a vida lhe cobrará, no reajuste do próprio destino, preferiria não ter braços para desferir qualquer golpe.
(R. – 6/953)
 
A inatividade costuma induzir-nos a falsas apreciações dos desígnios de Deus, a impaciências, a desesperações e rebeldias...
(Ren.)
 
A criatura que apenas trabalhasse, sem método e sem descanso, acabaria desesperada, em horrível secura do coração ; aquela que apenas se mantivesse genuflexa, estaria ameaçada de sucumbir pela paralisia e ociosidade.
(C. V. V.)
 
Quem se preocupa em transpor diversas portas, em movimento simultâneo, acaba sem atravessar porta alguma.
(P. N.)
 
Cérebros e corações, mãos e pés, em disponibilidade, palavras ocas e pensamentos estanques constituem congelamento deplorável do serviço da evolução.
(Rot.)
 
A intolerância jamais compareceu ao lado de Jesus, na propagação da Boa Nova.
(Rot.)
 
A queixa é um vício imperceptível que distrai pessoas bem-intencionadas da execução do dever justo.
(V. L.)
 
A queixa não atende à realização cristã, em parte alguma, e complica todos os problemas.
(V. I.)
 
Lembra-te de que o tédio é um insulto à fraternidade humana, porque a dor e a necessidade, a tristeza e a doença, a pobreza e a morte não se acham longe de ti.
Há muito trabalho por fazer, além dos teus muros felizes.
(R. – 3/950)
 
Ser tentado é ouvir a malícia própria, é abrigar os inferiores alvitres de si mesmo, porquanto, ainda que o mal venha do exterior, somente se concretiza e persevera se com ele afinamos, na intimidade do coração.
(C. V. V.)
 
É imprescindível vigiar a boca, porque o verbo cria, insinua, inclina, modifica, renova ou destrói, por dilatação viva de nossa personalidade.
(V. L.)
 
Certo, o caminho humano oferece, diariamente, variados motivos à ação enérgica; entretanto, sempre que possível, é útil adiar a expressão colérica para o dia seguinte, porquanto, por vezes, surge a ocasião de exame mais sensato e a razão da ira desaparece.
(C. V. V.)
 
A cólera não resolve os problemas evolutivos e nada mais significa que um traço de recordação dos primórdios da vida humana em suas expressões mais grosseiras.
(Con.)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário