segunda-feira, 25 de janeiro de 2016


O que é Espiritismo?
-Você sabe? Possivelmente não! Se inquirirmos dez pessoas talvez uma dê a versão correta. Mas, afinal, o que Espiritismo? É uma Doutrina cristã, ditada pelos Espíritos e organizada por um professor francês, católico, que usou o pseudônimo Allan Kardec ao lançar O Livro dos Espíritos, em 1857, quando criou as palavras Espírita e Espiritismo. Havia Espiritualista e Espiritualismo, para definir todas as religiões, inclusive as afro-brasileiras. - Por que usou pseudônimo? Porque não queria ser lido pelo prestígio que já tinha com os livros didáticos de gramática francesa, aritmética, etc. A obra, era dos Espíritos e é assim que o povo deveria conhecê-la. Sem influenciar-se pelo autor!
-Por que uma nova doutrina cristã? Porque as existentes estavam em litígio e distantes das lições de amor, segundo Jesus. Para Jesus, o próximo não é o parente, o da mesma raça ou religião; o próximo é o outro; como na parábola do Bom Samaritano. Disse que “um homem descia de Jerusalém para Jericó”. Não um judeu ou um pecador... Apenas UM HOMEM. Só por isso merecia o socorro. E ele não foi ajudado pelo Sacerdote nem pelo Levita, mas pelo herege Samaritano. A primeira religião inspirada em Jesus perdeu-se em dogmas, ritos e interesses materiais. Dividiu-se, dando origem a outra, inimiga, que também se fragmentou. Desta brotaram dezenas de templos que só se unem para denegrir os espíritas, que tudo oferecem de graça; e notem que entre os espíritas estão os religiosos de mais escolaridade. Provado por pesquisas! Por que o preconceito?!
As pessoas estão se esclarecendo. Ainda bem. O espírita é catimbozeiro só para o ignorante; o lúcido respeita. Nos encontros da Federação Espírita Paraibana veem-se líderes de todas as religiões. Frederico Menezes, palestrante espírita do Cabo de Santo Agostinho-PE, reúne-se com Padres e Pastores em locais para cultos conjuntos; cada vez num dos três templos. Importante exemplo para apressar o mundo da paz. Aliás, o embaixador da paz pela ONU é um espírita baiano: Divaldo Pereira Franco. As religiões têm separado as pessoas em vez de uni-las! É tempo de mudar... É tempo de amar!
Jornalista e poeta Octávio Caúmo Serrano  caumo@caumo.com
Octávio Caumo, publicado no jornal Correio da Paraíba de 24.01.2016.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário