sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

JERÔNIMO MENDONÇA – ANO VELHO, ANO NOVO – HOMEM VELHO – HOMEM NOVO

 

 
O tempo sempre é o mesmo. Ele que tudo renova de maneira irreversível, não conhece nada velho e nem deixa nada envelhecer, de vez que tudo esta sujeito a sua ação transformadora. Na sua química prodigiosa, renovam-se mundos e seres. Assim sendo, passado e futuro, estão no seu eterno presente, e vez, nos e que passamos pelo tempo, não este por nos.

Google apresenta mapa com promessas de Ano-Novo Resoluções de Ano-Novo do mundo inteiro estão disponíveis no mapa para você se inspirar.
 
Amor, Saúde, Carreira Finanças, Família, Formação Fazer o bem Outras...
Promessas de ano novo? Fazer dieta Trabalhar mais Gastar menos Arranjar “alguém” outros Porque não conseguimos? 

O que mais distingue o ser humano dos outros animais são duas coisas básicas:
 
A INTELIGÊNCIA A VONTADE
 
A Inteligência
 
Na nossa sociedade somos todos “vidrados” ou “badalamos muito” a Inteligência;
• Queremos ser “inteligentes” Ter filhos “inteligentes” As mães (corujas) vivem dizendo que seus filhos são os “mais inteligentes” da classe, e assim por diante...

A Inteligência
 
• A Inteligência é apenas um “farol” que ilumina o caminho.
• Ela não me faz caminhar.
• Ela apenas “indica” o caminho e me dá a capacidade de discernir e distinguir entre o bem e o mal e entre o que devo e não devo fazer.

Onde está então a Diferença?
VONTADE
Porque não conseguimos?
O que nos falta não é “SABER” o que devemos ou não fazer.
Todos “sabemos”!
– O que nos falta é “QUERER”!
O que nos falta é:
 “VONTADE”!

A Inteligência e a Vontade Somos seres inteligentes e livres, Somos livres pela Vontade! 

A Liberdade
 
E a “Liberdade” é um atributo da VONTADE, Se eu colocar a mão no fogo e experimentar (pela sensação e percepção) que fogo queima, a minha inteligência vai sempre me dizer que fogo queima; Porém se eu QUISER eu coloco a mão no fogo e deixo queima-la. Assim a Liberdade é um atributo da Vontade!

Quando? Os filósofos, no entanto, nos fazem uma pergunta: – Quando somos livres? – Quando somos “inteligentes”?
Segundo pesquisas, vivemos apenas:
5% do tempo no PRESENTE.
A maior parte vivemos no PASSADO (70%) E no FUTURO, (25%).

O Passado E essa pergunta tem muito sentido pelo seguinte raciocínio: Aquilo que eu fiz, falei, comi há um minuto atrás, não me pertence mais. É passado! Seja um segundo, um minuto, uma hora, 20 anos, o passado não me pertence. Eu não posso modificar meu passado! Assim, não sou livre no meu passado.

O Futuro • Da mesma forma, não sou “livre”, nem “inteligente” daqui a meia-hora ou daqui a dois anos. O futuro, seja ele um segundo à frente, uma hora ou vinte anos, não me pertence ainda.
 
O Futuro

Então “Quando” sou livre? Na verdade eu só sou livre e inteligente no MOMENTO PRESENTE
O sentimento de não-realização Daí o nosso sentimento de não-realização ou de frustração com a vida, ou estamos vivendo o Passado ou o Futuro. Quase nunca estamos vivendo (no sentido filosófico) o PRESENTE que é, na verdade, o único momento real da nossa existência!

Passado (História) Futuro (Prospecção) Presente (Atuação) Afinal: Para que serve a Inteligência? A inteligência serve para distinguirmos o que seja: ESSENCIAL IMPORTANTE ACIDENTAL

Essencial
 
Essencial é aquilo que devo fazer imediatamente já! É aquilo que mais me leva em direção aos meus objetivos naquele momento presente 

Importante
 
Importante é aquilo que eu “devo” fazer, porém só depois que eu tiver feito aquilo que eu havia considerado como Essencial.

Acidental
 
Acidental é aquilo que eu “devo” fazer, porém só depois que eu tiver feito o que eu havia antes considerado como Essencial e como Importante.

Viver para o Essencial
 
Como a minha vida é Momento Presente eu na verdade não tenho tempo nem para o Importante, nem para o Acidental. Só tenho tempo para o ESSENCIAL! Há pessoas que vivem “acidentalmente” porque fazem tudo o que é Acidental primeiro, nunca fazem coisas Importantes e jamais têm tempo para o ESSENCIAL. Vivem de cabeça para baixo...

Porque não consigo mudar? Zona de conforto é uma situação em que um de nós se sente confortável com o seu nível atual de desempenho médio ou de realização. Não há desejo real de sair da sua zona de conforto para superar sua incapacidade de começar algo novo. Como resultado, a sua capacidade e determinação não estão sendo testados e você permanece onde está, enquanto não estiver disposto a assumir riscos.

Na zona de conforto as pessoas vivem uma existência passiva e se recusam a aceitar as responsabilidades que envolvem riscos.
 
• Viver na zona de conforto é mais seguro porque você não precisa arcar com qualquer nova responsabilidade. Enquanto permanece em sua zona de conforto, a pessoa continua a ser o que sempre foi, fazer o que sempre fez e ter o que sempre teve. 

O que desejamos no ano novo?
 
 Paz, Amor, Felicidade, Saúde e Sucesso Profissional

ANO VELHO, ANO NOVO
- HOMEM VELHO, HOMEM NOVO Jeronimo Mendonca

• Homem Novo é aquele que substitui, os hábitos inferiores pelas nobres qualidades de caráter; e aquele que abandona as paixões e os desencantos de ontem, pelo amor puro, adquirindo assim, uma nova visão da vida. 

Então...........
 
Saia da zona de conforto.
Use a inteligência para escolher.
Use a vontade para seguir.
Viva um dia de cada vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário