quinta-feira, 5 de setembro de 2013



 
Fazendo Acontecer

Em um dos meus artigos comento que nem sempre atividade profissional significa realização. Muitas vezes, imaginando que estamos sendo produtivos, estamos - em verdade - “caminhando em círculo”, isto é, trabalhando muito e realizando pouco!

Se é fato que nem sempre muita atividade profissional implica em muita realização, também é fato de que a liderança atual precisa cada vez mais de equipes que realizam. Isto é, equipes que façam acontecer. E, em função da alta exigência de profissionalismo no mundo corporativo, é muito comum os líderes atuais indagarem a si mesmos:

 “Como fazer acontecer?” O que, em outras palavras significa: Como transformar “atividade” em “realização”?

A revista HSM-Management, de maio/junho/05, trouxe interessante texto do consultor norte-americano Stephen Covey, que responde a questão logo acima (Como fazer acontecer?). Ele mostra o caminho para que a realização seja a consequência das atividades de nossa equipe.



Covey menciona o que poderíamos denominar de “os quatro degraus da realização”.



Pelos três motivos a seguir, creio muito na validade dos procedimentos que Covey nos ensina:



I) São procedimentos objetivos e concisos.



II) Os quatro procedimentos estão sustentados no prático tripé: foco, ações e comprometimento. E têm como fundamental incremento o aspecto motivacional;

III) São resultantes de pesquisas efetuadas por Covey.


A seguir, o ensinamento de Covey.



OS QUATRO DEGRAUS DA REALIZAÇÃO:
Primeiro Degrau:


Concentrar-se no que for decididamente importante.

Justificativa: as pessoas tendem a colocar o foco em apenas um assunto por vez com o mesmo nível de excelência.


Segundo Degrau:


Criar um gráfico de controle “motivador”.

Justificativa: as pessoas reagem de maneira diferente se o desempenho delas é registrado.




Terceiro Degrau:


Traduzir os grandes objetivos em ações específicas.

Justificativa: os objetivos nunca serão alcançados se a equipe não souber o que fazer para iniciá-los. Considerando que os integrantes da equipe são criativos trabalhadores da era do conhecimento, são eles os que devem inovar e traduzir a inovação em um plano de ação.




Quarto Degrau:


Confirmar a responsabilidade de cada um.



Justificativa: nas equipes mais eficazes, são frequentes as reuniões para corroborar o comprometido com o realizado. O propósito não é controlar ou redistribuir tarefas, e sim levar a consecução dos objetivos um passo à frente.



Caro leitor, a aplicação destes itens é a receita certa para que as realizações estejam presentes em nossa atividade diária, pois, segundo pesquisa efetuada por Covey, esses quatro procedimentos representam os 20% de ações que produzem os 80% das soluções.

Alkindar de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário