sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A FLOR E A FONTE


A FLOR E A FONTE







"Deixa-me, fonte!" - Dizia
A flor, tonta de terror.
E a fonte, sonora e fria,
Cantava, levando a flor.


"Deixa-me, deixa-me, fonte!"
Dizia a flor a chorar:
"Eu fui nascida no monte...
"Não me leves para o mar".


E a fonte, rápida e fria,
Com um sussurro zombador,
Por sobre a areia corria,
Corria levando a flor.


"Ai, balanços do meu galho,
"Balanços do berço meu;
"Ai, claras gotas de orvalho
"Caídas do azul do céu!..."


Chorava a flor, e gemia,
Branca, branca de terror,
E a fonte, sonora e fria
Rolava, levando a flor.

"Adeus, sombra das ramadas,
Cantigas do rouxinol!
Ai, festas das madrugadas
Doçuras do pôr do sol!


Carícias das brisas leves,
Que abrem rasgões de luar.
Fonte, fonte, não me leves,
Não me leves para o mar!..."


Autor:Vicente de Carvalho


Foto: Laurita Pires de Sá, em processo de pós-operatório, ora no leito ora na cadeira, declama com precisão e emoção a poesia A FLOR E A FONTE, que aprendeu nos anos de 1930, quando estudava nos Colégio das Dorotéias, em Cajazeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário