segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CONSELHOS

Há um dito popular que afirma que: "se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia..."

A assertiva parece um pouco exagerada, pois deixa transparecer a ineficácia ou a inutilidade de um conselho. Cremos que não se deva tomar a questão com tal extremismo.


Há conselhos que, realmente, são nefastos, principalmente quando as suas recomendações são de má índole: quando se aconselha a fazer o mal a alguém, a matar, a mentir, a abandonar compromissos assumidos, a usar determinados vícios, etc. São maus conselhos e merecem reprovação.


Porém, temos visto conselhos que refletem o pensamento de Deus na boca de Seus filhos, orientando para a Luz e para a ventura: os conselhos para que alguém estude, trabalhe, faça as pazes, retorne ao seio da família, para que perdoe alguma ofensa, dentre outros.


Cada vez que você seja chamada a aconselhar, medite na responsabilidade de que se revistirá a sua sugestão, e recomende para o bem e para o progresso. Jamais dê conselhos que degenerem, que infelicitem, que perturbem, que desconsiderem a ética ou o respeito à vida.


Os seus conselhos serão sempre, uma vez seguidos, a sua presença junto ao aconselhado. Pense no que Jesus seria capaz de aconselhar perante o problema em questão, e não trepide em aconselhar como Ele. Mesmo estando consciente de que nem sempre as suas sugestões serão seguidas, ofereça sempre o melhor em forma de idéias e de comportamentos, uma vez que aquele que aconselhar se converte em "autor intelectual" para aquele que obedece, e o "autor intelectual" costuma ser o mais responsabilizado em circunstâncias nefastas, mas o mais homenageado pela sociedade e pela consciência quando de sua autoria surge o bem e o belo.


Dê bons conselhos sempre, e não se agaste nem se pertube com o dito popular. Aliás, nem sempre "a voz do povo é a voz de Deus."


Do livro "Ações corajosas para viver em Paz", pelo Espírito de Benedita Maria, psicografia de Raul Teixeira.


“Fale pouco e faça muito.”
Pirkê Avot (Ética dos Pais) 1:15


“Um tolo diz aquilo que sabe; um sábio sabe aquilo que diz.” Rabi Simcha Bunim.


"Na profusão de palavras o pecado não falta; mas aquele que fecha seus lábios é um sábio.”
Mishlê (Provérbios) 10:19.


"Devemos orar pelos políticos, pelos administradores da vida pública. A tentação do poder é muito grande. Eu não gostaria de estar no lugar de nenhum deles. A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual...".


Do livro Diretrizes de Segurança - Palavras de Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário