domingo, 4 de agosto de 2019


A PRIMEIRA NOITE DE PALESTRA EM AGOSTO 2019

Uma noite memorável, em 03.08.2019, sob a responsabilidade dos casais Marinho-Cristina e Pereira-Margarete, tendo Marinho desenvolvido o tema sobre o livro de Leon Tolstoi, com o título de Ressureição e Vida, psicografia de Ivone Pereira, sintetizando o item do Discípulo anônimo, relatando as mensagens de um príncipe que desceu a Terra deixando uma mensagem de amor.

Em seguida, vem Pereira desenvolvendo o tema da noite, com o titulo  “Buscai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça”, cuja reflexão encantou a todos os presentes com a instrução que visava ao futuro de cada um de nós. Ao final, todos os ouvintes, estavam cientes da escolha do Reino de Deus, ao utilizarem o papel de justo, com uma conduta ética irrepreensível, diferentemente, de continuarmos aplaudindo e respaldando o reino dos homens, passageiro, pusilânime e ilusório.

Noite festiva! Um verdadeiro banquete espiritual em homenagem ao aniversariante do mês de agosto, cuja beleza ficou patente ao esclarecer às máximas de Jesus, a Lei das vidas sucessivas, a pluralidade dos mundos habitados, enfatizando o mais absoluto desinteresse nas coisas materiais; a vida social nos envolve, onde nossa preocupação maior é voltada para os bens materiais, contudo, agiremos como cristãos quando praticamos o ensino de Jesus: Dai de graça o que de graça recebestes. 

Continua Pereira, citando Paulo, o Apóstolo, “estar no mundo, sem estar preocupado com as coisas do mundo” quando escreve que devemos viver no mundo, sem nos envolvermos com a ambição material, pois é comum ao voltarmos ao mundo espiritual e explica que 2/3 que voltam ainda estão preocupadas com as coisas do mundo.

Sim, a inspiração de Pereira foi patente, seu conhecimento da Doutrina Espírita foi evidenciado, e cita a pergunta de O Livro dos Espíritos 627.

 Pergunta - Uma vez que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus, qual a utilidade do ensino que os Espíritos dão? Terão que nos ensinar mais alguma coisa?

Resposta dos Espíritos - “Jesus empregava amiúde, na sua linguagem, alegorias e parábolas, porque falava de conformidade com os tempos e os lugares. Faz-se mister agora que a verdade se torne inteligível para todo mundo. Muito necessário é que aquelas leis sejam explicadas e desenvolvidas, tão poucos são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam. A nossa missão consiste em abrir os olhos e os ouvidos a todos, confundindo os orgulhosos e desmascarando os hipócritas: os que vestem a capa da virtude e da religião, a fim de ocultarem suas torpezas. O ensino dos Espíritos tem que ser claro e sem equívocos, para que ninguém possa pretextar ignorância e para que todos o possam julgar e apreciar com a razão. Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus anunciou. Daí a necessidade de que a ninguém seja possível interpretar a lei de Deus ao sabor de suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei toda de amor e de caridade”.  

Portanto, a pergunta 627 diz qual a finalidade da Doutrina Espirita no mundo, e responde em síntese, que é para que não venhamos alegar - não tínhamos conhecimento das Leis Divinas.

Agradecidos, pelo presente recebido à Casa do Caminho, por intermédio dos apóstolos do Bezerra de Menezes onde somente o sentimento de justiça nos aproxima de Deus.

Cientes do que a Vida nos reserva, continuemos orando, trabalhando, perdoando, pois, conforme o Espírito Antonio Carlos nos informa:

“Pelas nossas muitas existências, acumulamos em nós o carma positivo ou o negativo. O carma negativo ou ruim nos incomoda e, pela Lei, devemos nos livrar dele. É como nos enlamear e querer limpar. Essa limpeza faz por dois modos: Pela dor ou tornando-nos bons."

Abençoado seja o exemplo de humildade que a Doutrina Espírita pregar, demonstrado e acrescido na noite de ontem, nas fala de Marinho e Pereira.

Saúde e paz sempre!

wssf

Nenhum comentário:

Postar um comentário