quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ATOS DOS APÓSTOLOS: PENTECOSTES



PENTECOSTES
 
ATOS DOS APÓSTOLOS: PENTECOSTES

O que teria ocorrido naquele instante com os Apóstolos?

Os fenômenos mediúnicos ocorridos no dia de Pentecostes foram notáveis. Os pontos luminosos que a multidão percebeu sobre a cabeça de cada apóstolo nos revelam o conhecido fenômeno mediúnico de efeitos físicos. Na verdade, tais pontos nada mais eram do que Espíritos “[que não se mostraram visíveis de todo, mas apenas o suficiente para serem percebidos; e como brilhasse a parte que os discípulos puderam ver, interpretaram-na como línguas de fogo.”

RIGONATTI, Eliseu. O evangelho da mediunidade. Cap. 2.

Obs.: em O Livro dos Espíritos, q. 88, os Espíritos são definidos como “uma chama, um clarão ou uma centelha etérea”. Antes, nessa questão, somos informados de que, “aos nossos olhos”, os Espíritos não “têm uma forma”, mas aos deles, sim.

FEB – EADE – Livro I – Módulo II – Roteiro 20 – Atos dos apóstolos (2)

Atos, 2.4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, segundo o espírito lhes concedia declarar.

Pergunta: Segundo o Espiritismo, que fenômeno ocorreu, ali, com os apóstolos de Jesus?

FEB – EADE – Livro I – Módulo II – Roteiro 20 – Atos dos apóstolos (2)

Comente:

“A mediunidade poliglota (xenoglossia), permitiu que os representantes estrangeiros entendessem, na própria língua, “As maravilhas de Deus” (Atos, vers. 11). Um grupo de peregrinos, porém, ouvindo o mesmo ensinamento espiritual que os outros ouviram, preferiu acreditar que os apóstolos e os discípulos de Jesus estavam embriagados (Atos, 2, vers. 13).”

FEB – EADE – Livro I – Módulo II – Roteiro 20 – Atos dos apóstolos (2)

2.5 Estavam residindo em Jerusalém judeus, varões piedosos de todas as nações dos [que estão] debaixo do céu. 2.6 Ao surgir esta voz, reuniu-se a multidão e ficou confusa, porque cada um os ouvia falar em seu próprio dialeto.

Como pode acontecer isso?

FEB – EADE – Livro I – Módulo II – Roteiro 20 – Atos dos apóstolos (2)

“(...) Estes homens não estão embriagados, como vos pensais (...). Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão: e farei aparecer prodígios em cima do céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor e fumaça.

O Discurso acima, de Pedro, só se aplicava à sua época?

FEB – EADE – Livro I – Módulo II – Roteiro 20 – Atos dos apóstolos (2)

A humanidade terrestre não mais seria a mesma, a partir daquele momento ...

Curso de Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita. Livro I – Cristianismo e Espiritismo, Módulo II - Roteiro 20.

FEB – EADE – Livro I – Módulo II – Roteiro 20 – Atos dos apóstolos (2)

Perante a multidão

A lição colhida pelos discípulos de Jesus, no Pentecostes, ainda é um símbolo vivo para todos os aprendizes do Evangelho, diante da multidão.

A revelação da vida eterna continua em todas as direções.

Aquele ‘som como de um vento veemente e impetuoso’ e aquelas ‘línguas de fogo’ a que se refere a descrição apostólica, descem até hoje sobre os continuadores do Cristo, entre os filhos de todas as nações. As expressões do Pentecostes dilatam-se, em todos os países, embora as vibrações antagônicas das trevas.

Todavia, para milhares de ouvintes e observadores, apenas funcionam alguns raros apóstolos, encarregados de preservarem a divina luz.

Realmente, são inumeráveis aqueles que, consciente ou inconscientemente, recebem os benefícios da celeste revelação; entretanto, não são poucos os zombadores de todos os tempos, dispostos à irreverência e à ironia, diante da verdade. continua...

FEB – EADE – Livro I – Módulo II – Roteiro 20 – Atos dos apóstolos (2)

Para esses, os leais seguidores do Mestre estão embriagados e loucos. Não compreendem a humildade que se consagra ao bem, a fraternidade que dá sem exigências descabidas e a fé que confia sempre, não obstante as tempestades.

É indispensável não estranhar o assédio desses pobres inconscientes, se te dispões, efetivamente, a servir ao Senhor da Vida. Cercar-te-ão o trabalho, acusando-te de bêbado; criticar-te-ão as atitudes, chamando-te covarde, escutar-te-ão as palavras de amor, conservando a ironia na boca. Para eles, a tua abnegação será envilecimento, a tua renúncia significará incapacidade, a tua fé será interpretada à conta de loucura.

Não hesites, porém, no espírito de serviço. Permaneces, como os primeiros apóstolos, nas grandes praças, onde se acotovelam homens e mulheres, ignorantes e sábios, velhos e crianças...

Aperfeiçoa tuas qualidades de recepção, onde estiveres, porque o Senhor te chamou para intérprete de Sua Voz, ainda que os maus zombem de ti.

XAVIER, F. C. Vinha de luz. Pelo Espírito Emmanuel. Cap. 103

Nenhum comentário:

Postar um comentário