sábado, 11 de maio de 2013

RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLA TÃO

 
RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLA TÃO
 
XIX.
Se os médicos fracassam na maior parte das doenças, é porque tratam o corpo sem a alma, e porque, o todo não estando em bom estado, é impossível que a parte esteja bem.
O Espiritismo explica as relações que existem entre a alma e o corpo, e prova que existe a reação incessante de um sobre o outro. Ele abre, assim, um novo caminho para a Ciência, mostrando-lhe a verdadeira causa de certas afecções e dando-lhe os meios de combatê-las. Quando a Ciência se der conta da ação do elemento espiritual no organismo ela fracassará muito menos.
XX.
Todos os homens, a partir da infância, fazem mais o mal do que o bem.
Estas palavras de Sócrates se referem à importante questão da predominância do mal sobre a Terra, questão insolúvel sem o conhecimento da pluralidade dos mundos e da destinação da Terra, onde habita apenas uma pequena fração da humanidade.
Só o Espiritismo dá a esse assunto uma solução, que está desenvolvida mais adiante, nos capítulos II, III e V.
XXI.
A sabedoria está em não acreditares que sabes o que não sabes.
Isto se destina às pessoas que criticam as coisas que, muitas vezes, desconhecem inteiramente. Platão completa este pensamento de Sócrates dizendo: “Tentemos, inicialmente, se possível, torná-los mais honestos nas palavras; se não o conseguirmos, não nos preocupemos mais com eles e busquemos apenas a verdade.
Tratemos de nos instruir, mas não nos aborreçamos.”
É assim que devem agir os espíritas com relação aos seus contraditores de boa ou de má-fé. Se Platão vivesse nos dias de hoje, encontraria as coisas parecidas com as de seu tempo e poderia usar a mesma linguagem; Sócrates também acharia
pessoas que zombariam da sua crença nos espíritos e o chamariam de lou co, assim como ao seu discípulo, Platão.
Foi por haver professado esses princípios que Sócrates foi inicialmente ridicularizado, depois, acusado de impiedade e condenado a beber cicuta, um veneno.
Tanto isto é certo que as novas grandes verdades, ao levantarem contra si os interesses e os preconceitos que elas contrariam, não podem ser estabelecidas sem lutas e sem fazer mártires.
Allan Kardec 1804-1869
Extraído do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

editada por Léon Denis – Gráfica e Editora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário