Os quarenta anos de Casa do Caminho em Sousa - Agradecimento
O Espiritismo conforme define Allan Kardec, no livro “O que é Espiritismo” afirma:
“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal”.
Na antiguidade, as crenças na imortalidade da alma e nas comunicações entre os vivos e os mortos eram normais entre os povos antigos, donde podemos concluir que o Espiritismo é tão velho quanto o mundo.
Contudo, foi na América, em 1847, na casa de John Fox, residente em Hydes¬ville, pequena cidade do Estado de New York, que a Espiritualidade permite chamar nossa atenção para os fenômenos espirituais, das pancadas e das mesas girantes.
Posteriormente, esses fenômenos despertam a atenção de estudiosos e cientistas, da América e da Europa, especialmente, na Inglaterra e França.
Apesar de todos esses anos de plena expansão, somente em 1932 vem à Sousa a Doutrina Espírita, através do engenheiro Dr. José Rodrigues Ferreira Junior, responsável pela fundação do Centro Espírita Paulo de Tarso, cujos profícuos trabalhos vão até a década de 1950.
Os trabalhos a época realizados tinham a base fundamental, em Kardec.
O legado do irmão Ferreira, ecoa até hoje, pelo bem que praticou e pela libertação de obsidiados orientados e tratados á Luz da Doutrina Espírita.
Sua coerência com a Doutrina Espírita que professou pois solicitou que colocassem na lapide de seu tumulo no cemitério de Aparecida (PB), a seguinte frase de Allan Kardec:
“NASCER, MORRER, RENASCER
AINDA E PROGREDIR
CONTINUAMENTE ESTA
É A LEI.” Allan Kardec.
Tivemos, também, em Sousa, o Centro Espírita Paulo de Tarso, sob a direção de Albino Cordeiro e Dona Hilda, na década dos anos 60 até os anos 90, cujos trabalhos em muito beneficiaram nossa Terra.
Vem no ano de 1979, a criação da Comunhão Espírita Cristã A Casa do Caminho, onde um grupo de pessoas iniciou o estudo da Doutrina Espírita, em local familiar, para após quatro anos de estudo e de educação/aprendizagem espiritual, sonhar com um local especifico para estudo e pratica do Espiritismo. Hoje estamos completando quarenta anos de existência na pratica da caridade espiritual. Foram anos de abnegados trabalhos, sempre primando pelo estudo e da bandeira da caridade.
Poderemos citar e enumerar que princípios nos norteiam sempre com Kardec, nas suas obras fundamentais e que no livro UNIVERSO E VIDA – 1a. Edição 1978 – Hernani T. Sant’Anna – Pelo Espírito Áureo - Editado pela FEB, encontramos conceitos belíssimos que retratam o Espiritismo, na forma das definições abaixo:
- “É ciência, porque investiga, experimenta, comprova, sistematiza e conceitua leis, fatos, forças e fenômenos da vida, da natureza, dos pensamentos e dos sentimentos humanos”.
- "É filosofia, porque cogita, induz e deduz ideias e fatos lógicos sobre as causas primeiras e seus efeitos naturais; generaliza e sintetiza, reflete, aprofunda e explica; estuda, discerne e define motivos e consequências, com os e porquês de fenômenos relativos à vida e à morte".
- "É religião, porque de suas constatações científicas e de suas conclusões filosóficas resulta o reconhecimento humano da Paternidade Divina e da irmandade universal de todos os seres da Criação, estabelecendo, desse modo, o culto natural do amor a Deus e ao próximo”.
Sim, é verdade! Estamos caminhando, talvez tenhamos dado o primeiro passo de uma longa caminhada, restando-nos agradecer pelo ontem, por hoje e pelo amanhã, que os bons Espíritos Superiores nos deem coragem, e possamos nos opor as más inclinações e com o auxilio de todos colocarmos sentimentos que sublimem nossas almas.
Luz, Fé e Esperança a todos que colaboram com a "A Casa do Caminho".
Prossigamos!
E que a bandeira de Ismael nos fortaleça “DEUS, CRISTO E CARIDADE”.
Sousa (PB), 2 de agosto de 2019.
wssf
Nenhum comentário:
Postar um comentário