segunda-feira, 19 de agosto de 2019

ENCONTRO DE DOMINGO A TARDE, NA CASA DO CAMINHO. 18.08.2019

Gostaríamos de comunicar aos Irmãos o Encontro na nova Sede, conforme avisado no plenário da Comunhão.

Iniciamos às 16h e finalizamos às 16h45.

- Todas as mensagens seguintes foram redigidas após o Encontro.

- Disse Walter - Foi uma tarde edificante e alegre, dando-nos a certeza de que Jesus continua acreditando em todos os Irmãos do Caminho. Tivemos a primeira mensagem de apoio, esperança e do despertar da grande responsabilidade que os Irmãos assumiram. Edvania foi feliz, mesmo em lágrimas, em palavras, em canto, ao peticionar a dor da saudade de JESUS. Que Jesus nos abençoe e fortaleça a todos.

- Disse Clariça o que se segue:
Muita alegria nas primeiras aproximações ao ambiente e reencontro com os irmãos e irmãs que lá estavam e os que iam chegando - no melhor estilo “trabalhadores de última hora” - como tão bem podemos nos definir, em vários sentidos.
Diante da planta da casa que nos ia sendo apresentada, a emoção já saltitava no peito. A visita por todos os seus compartimentos aguçava em nós reflexões sobre o tamanho da obra, sobretudo em sua dimensão espiritual, e o quanto precisávamos estar preparados para corresponder à tarefa. Percebia que todos conversavam sobre isso em alguma medida enquanto transitavam pela casa projetando tudo o que ali seria realizado.
Em minha cabeça por vários momentos vieram memórias da infância e pré-adolescência como se fossem lembretes das oportunidades que tive e forte aspiração de que aquela obra como muito Irmão possibilitasse experiências muito mais significativas e valorosas a outras tantas crianças que ainda ocuparão aquele espaço. Deu um frio na barriga porque foi impossível não lembrar que “muito será cobrado há quem muito foi dado”. O evangelho, os comentários feitos após a leitura, as preces de cada um, tudo para mim dialogava com aquelas memórias-lembretes e talvez por isso também a sensibilidade se exacerbasse cada vez mais.
Recordo que na mensagem recebida foi dito que não tivéssemos medo. Isso tocou muito forte ao meu coração: preciso afastar o medo de mim.
A emoção em todos os presentes era profunda, sincera e pulsante! Numa tentativa de definir em palavras o sentimento ali predominante eu arriscaria dizer que foi um CHAMADO.
Não dava vontade de sair dali. Mesmo já lá fora íamos esticando a conversa na medida do possível até finalmente termos nos despedido de todos para retornarmos aos nossos lares. Voltei caminhando. Precisava do correr do vento batendo pra ajudar a processar tudo o que aquela tarde provocara em mim. A cada passo me tornava mais ciente de que é exatamente isso que deve significar ser um irmão ou irmã do caminho: ser caminhante...
Clariça Ribeiro
18 de agosto 2019

- Disse Raquel: Momento de muita Luz, gratidão!

- Disse Elma: Foi sublime. Muita gratidão em meu coração.

Disse Francisco Ventura: Sempre aos domingos faço visita aos Idosos da Casa do Caminho, mas no terceiro domingo de agosto fui visitar a nova Casa, lugar de muita energia e de muita Luz e fiquei emocionado como muitos Irmãos ficaram. Só tenho que agradecer a Deus e ao Senhor Jesus por uma tarde tão maravilhosa. Um abraço a todos. Tiquinho

- Disse Cátia: Fica difícil descrever o turbilhão das emoções que senti ao adentrar a porta, era como se já reconhecesse todos os vão. Em cada recanto estava uma arquitetura planejada, como disse nossa Irmã, por todos nós Irmãos do Caminho para atender os necessitados, fortalecer nosso coração no amor, na bondade e na vontade de servir. 
Gratidão! É o que define tudo. 
Muita paz a todos.


- Disse Edvania: Como definir as emoções que sentimos se elas foram intraduzíveis, indizíveis...! Talvez ainda nos falte palavras em nosso dicionário que expressem aquele domingo à tarde (18.08.2019). Mas sabe, acho que foi algo parecido com o êxtase espiritual que Paulo de Tarso experimentava, nos seus mais belos encontro com a espiritualidade. Ou talvez nem seja! Mais sei que foi algo tão forte que as lágrimas nos tomaram de assalto, como cachoeira que corre sem empecilhos a transpor. E as mensagens do Céu que ecoaram nos dando o roteiro a seguir e nos mostrando que ali estaria nossa oportunidade de redenção. Nas belas mensagens, a palavra que impregnou em nosso ser foi: Ame, Ame, Ame! Estaremos com vocês!

- Disse Luci: Ao fechar os olhos ainda sinto a emoção daquele momento divino ocorrido na tarde de domingo do dia 18.08.2019, em visita as futuras instalações da Comunhão Espírita Cristã A CASA DO CAMINHO.

Ao adentrar aquele recinto, não foi sua estrutura imponente que impressionou, mas a forte energia que ali emanava conectando intensamente ao plano espiritual os doze Irmãos do Caminho ali presentes.
No momento do Evangelho e prece, com os corações abertos, inebriados de amor, as lágrimas corriam pelos nossos rostos, aquela energia circulava por entre nossos corpos, enquanto ecoavam palavras de apoio e encorajamento: trabalhem e amem, amem e trabalhem, não tenham medo, estamos com vocês.

Ao nosso lado, Luiza, acredito que ali representando todas as nossas crianças, filhos dos Irmãos do Caminho, lembrando-nos do nosso compromisso de conduzi-las ao caminho da bondade e da vontade de servir, preparando-as para no futuro dar continuidade aos nossos trabalhos.

Dali sai com uma certeza: a caminhada é longa, muitos são os obstáculos a serem transposto, e grande é a responsabilidade dos Irmãos do Caminho, mas não estamos sós, temos o amor que nos une e Jesus sempre no leme.

Gratidão Senhor! Por estar ali, naquele momento! Gratidão por fazer parte dessa maravilhosa família espiritual: Os Irmãos do Caminho!

Paz e Luz para todos!


Luci Gomes


- Disse Wilton: A emoção que sentimos naquele momento nos levou a raciocinar sentindo e a sentir raciocinando. A única palavra que podemos expressar é Gratidão. Gratidão a Deus, por fazer parte dessa maravilhosa família: Os Irmãos do Caminho. Parafraseando Fernando Pessoa, o valor das coisas não estar no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momento inesquecível, coisas inexplicáveis e pessoas especiais, como os Irmãos do Caminho. Um beijo no coração de todos.

Irmãos participantes do Encontro na tarde de 18.08.2019.

– Francisco Ventura, Raquel, Edgar, Elma, Clariça, Wilton, Assis, Lucy, Luiza, Cátia, Edvania e Walter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário