Comércio e Intercâmbio
O Comércio é também uma escola de
fraternidade. Realmente, carecemos da atenção do vendedor, mas o vendedor
espera de nós a mesma atitude.
Diante de balconistas fatigados
ou irritadiços, reflitamos nas provações que, indubitavelmente, os constrange
nas retaguardas da família ou do lar, sem negar-lhes consideração e carinho.
A pessoa que se revela
mal-humorada, em seus contatos públicos, provavelmente carrega um fardo pesado
de inquietação e doença.
Abrir caminho, à força de
encontrões, não é só deselegância, mas igualmente lastimável descortesia.
Dar passagem aos outros, em
primeiro lugar, seja no elevador ou no coletivo, é uma forma de expressar
entendimento e bondade humana.
Aprender a pedir um favor aos que
trabalham em repartições, armazéns, lojas ou bares, é obrigação.
Evitar anedotário chulo ou
depreciativo, reconhecendo-se que as palavras criam imagens e as imagens
patrocinam ações.
Zombaria ou irritação complicam
situações sem resolver os problemas.
Quando se sinta no dever de
reclamar, não faça de seu verbo instrumento de agressão.
O erro ou o engano dos outros
talvez fossem nossos se estivéssemos nas circunstâncias dos outros.
Afabilidade é caridade no trato
pessoal.
André Luiz, do livro Sinal Verde,
psicografia de Chico Xavier.
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