quarta-feira, 25 de maio de 2016


Mensagem de Chico Xavier aos Pacientes do Instituto Bairral

 

Foi tamanho o fascínio que a família dos internados do Instituto exerceu sobre mim, da primeira vez que estive aqui, que não hesitei em voltar para dar um abraço a todos os nossos amigos, a todos os amigos de Itapira, mas, muito especialmente, a todos vocês, meus irmãos e minhas irmãs que se encontram sob este abençoado teto, buscando a restauração espiritual que, na essência, nós todos estamos procurando em nossa existência terrestre.

Nós todos fomos colocados dentro da reencarnação como criaturas que buscam a sua própria recuperação diante das Leis de Deus. Se existem companheiros nossos que não se encontram nessa condição, em qualquer região do mundo, esse alguém será uma criatura rara que talvez esteja dispensando cuidados especiais de missões verdadeiramente angélicas.

Mas nós todos somos espíritos em recuperação e, de quando em quando, precisamos de recolhimento, seja num quarto de hotel, num aposento de nossa própria casa, num regime que nós consideramos como sendo regime de férias, ou então, em uma casa abençoada como esta nossa em que nos demoramos mais um pouco, tratando de nossa própria restauração.

Viemos dar um abraço a todos, pedindo a todos os nossos amigos, a todas as nossas amigas, que aqui se encontram, aquela fé viva e profunda, que devemos ter na Divina Providência, que nunca nos abandona. Às vezes nos achamos dentro da vida terrestre como criaturas sitiadas por problemas afetivos que nos parecem, às vezes, de solução absolutamente inacessível, mas podemos estar certos de que as mãos Misericordiosas de Deus, através de muitos modos, nos socorrem. Não há ninguém abandonado. Nós todos estamos recebendo zelos particulares de Nosso Senhor Jesus Cristo, em nome de Deus.

E basta que façamos a aceitação de nossas dificuldades, de nossas lutas, para prosseguirmos adiante. Às vezes chegamos mesmo a sentir no coração que todos processo religioso de fé será uma ilusão. Quantos de nós teremos dito: “Mentira!” quando nós ouvimos uma oração. Mas isso é natural.

Nós todos sofremos e, quando nos achamos nesta situação, recusamos, às vezes, embora transitoriamente, até mesmo o socorro da fé. Mas tudo isso é natural.

A vida não termina no corpo terrestre. Continuaremos adiante. Então, tanto quanto pudermos, tenhamos fé, confiança na Providência Divina, certeza de que não estamos abandonados.

E as nossas dificuldades, que elas sejam para nós lições abençoadas do caminho, como as lições e provas que nós só aprendemos na escola, quando estamos buscando determinada titulação para que a vida se nos faça valiosa no plano terrestre.

Peçamos a Deus coragem, força para superar as nossas crises, apoio íntimo para que a paz nos felicite e que nós possamos viver com a alegria maravilhosa com que Deus organizou o mundo que habitamos. O sol a derramar-se em luz permanente, o dia claro, as fontes derramando água limpa, árvores que nos estendem verdadeiros braços pejados de frutos que atendem a nossa alimentação.

O milagre da sementeira pelo qual pequeninas sementes fazem lavouras enormes que sustentam a coletividade, o prodígio do trabalho através do qual nós podemos esquecer os nossos problemas e valorizar o nosso tempo melhorando as nossas condições de vida.

A felicidade de termos amigos e também a alegria de termos adversários, que são aqueles representantes da incompreensão a nosso respeito que nos auxiliam também a policiar o próprio coração e caminhar com mais segurança.

Tudo que existe na Terra é grande, tudo é belo, tudo nos induz à confiança no Poder Maior que organizou este mundo como casa privilegiada para nós todos.

A Terra, no fundo, se assemelha, em dimensões muito mais vastas, a um instituto como este, em que nós todos estamos internados, do ponto de vista espiritual, para cogitar de nosso próprio aperfeiçoamento.

Então, eu não tenho nenhuma palavra que possa traduzir conselho ou orientação.

Eu também sou um irmão de todos, um servidor de todos, e me encontro em recuperação. Sou também um espírito doente. Compreendo que meu corpo é assim como uma cela, em que me internaram pela Misericórdia de Deus, para que eu pudesse cuidar de meu tratamento. Quando eu recebo o abraço de um amigo, a prece de outro, o carinho de um coração maternal; quando me encontro com alguém que me ampara, que me estende um conselho, que me transmite algum ensinamento, eu compreendo que tudo isso é remédio para que eu aplique a mim mesmo.

Então, eu estou diante de meus irmãos e minhas irmãs, mas com muita simpatia e com muita vontade de ficar aqui, com muita vontade de me matricular também na família de internados do Instituto Bairral. Ficar com vocês, alimentar-me com vocês à mesa, compreender com vocês as dificuldades, muitas vezes, da nossa vida mental pra nos acomodarmos com certas situações de nossa família, seja família da consangüinidade, seja família social; trocar idéias com vocês, me sentar debaixo das árvores, ouvir estas preces, as músicas cantadas por vocês, para que eu pudesse aprender mais.

Não pensem que eu estou aqui ensinando alguma coisa. Eu vim dizer a vocês, meus irmãos e minhas irmãs: - Que vontade de ficar com vocês! E vocês todos que oram, peçam também por mim a Deus, para que, quando eu puder, eu venha ficar com vocês.

Deus abençoe a vocês todos pela atenção com que me ouvem.

Deus abençoe vocês todos por tudo de bom que vocês me oferecem.

Eu desejo a vocês a paz e a alegria, e que esta casa seja sempre abençoada por Jesus e por seus Mensageiros. É tudo o que eu posso dizer.

Muito obrigado!

Chico Xavier

 

(Mensagem proferida por inspiração de seu benfeitor Emmanuel, aos 22 de Agosto de 1973, no auditório do cinema do Instituto Bairral, em Itapira, São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário